Qual a estrutura da demonstração de resultado?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

A estrutura de DRE é constituída por um relatório contábil elaborado juntamente com o Balanço Patrimonial, que descreve, de forma vertical e resumida, as operações financeiras de uma empresa em determinado período de tempo.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma apresentação financeira que aponta em detalhes o resultado de todas as operações da empresa, confrontadas por receitas, custos e despesas. As informações são apuradas de acordo com o Regime de Competência de Contas.

5 passos para fazer uma DRE

  1. Siga um modelo de estrutura. O primeiro passo para fazer uma DRE é seguir uma estrutura base. ...
  2. Calcule a Receita Líquida. Inicie calculando a Receita Líquida do período. ...
  3. Calcule o Lucro Bruto. ...
  4. Desconte as despesas operacionais e financeiras. ...
  5. Encontre o Resultado Líquido.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.

A Estrutura do Balanço Patrimonial ou Contábil
O Balanço Patrimonial é composto por, basicamente, três informações principais: ativos, passivos e patrimônio líquido. Como falado anteriormente, o Balanço funciona como a razonete: do lado esquerdo, os bens e direitos (ativos); do outro, as obrigações (passivos).

O Balanço Patrimonial é dividido em três seções: Ativo; Passivo; Patrimônio líquido.

A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.

A DRE é estruturada de forma vertical ou horizontal.

  • Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
  • Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.

Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.

Basicamente primeiro apresenta-se a Receita Bruta de Vendas. Dela deduz-se: devoluções de vendas, abatimentos, descontos comerciais e impostos. O resultado será a Receita Líquida; Da Receita Líquida, deduzem-se os custos das vendas.

O que é DRE
DRE é a sigla para Demonstração de Resultado do Exercício. Através desse relatório a gestão consegue avaliar se a empresa está sendo lucrativa, ou somando prejuízos em um período determinado. O DRE atua como um complemento ao Balanço Patrimonial – e é aí que começam as diferenças.

Dicas para analisar a DRE
Outra dica é sempre se basear em análise e comparativos de relatórios de períodos anteriores, até para verificar a questão de quanto tempo aquela margem se mantém ou varia. Outro ponto importante para ser levado em consideração diz respeito à variação de receita e despesas de uma empresa.

PASSO A PASSO - Como montar um DRE do zero

  1. Levantamento das informações de receitas e deduções. Se você utiliza um sistema de gestão: ...
  2. Levante o valor dos impostos. Se sua empresa é do regime lucro real ou presumido: ...
  3. Informe seu custo de venda. ...
  4. Levante suas despesas. ...
  5. Resultado. ...
  6. Revisão e análises.

Subtraia as despesas da receita e você obterá o lucro líquido da sua empresa – será um lucro ou uma perda. Quando sua receita é superior às suas despesas, você obtém lucro. Por outro lado, quando suas despesas forem maiores que sua receita, você verá uma perda.

A DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

Conforme previsto na lei 6.404/76, conhecida como Lei de Sociedade por ações, a forma correta de apresentação da demonstração de resultado do exercício é vertical, apresentando de forma resumida o resultado apurado da empresa, decorrente das transações em um determinado período.