Qual a espessura mínima de um contrapiso?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

3 cm a 5 cm

A espessura do contrapiso normalmente possui de 3 cm a 5 cm, variando muito de acordo com o projeto. É comum os profissionais usarem também de referência o nível do batente da porta. Essa pode ser uma alternativa também.

O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x 2 cm = 408 kg.

Contrapiso é a camada intermediária, de concreto ou argamassa, que fica entre a estrutura da edificação e o revestimento de piso.

O contrapiso é a superfície sobre a qual se aplicam os revestimentos, sejam eles cerâmicos ou de madeira – e sua execução deve ser feita sobre uma base de piso, que pode ser laje, brita compactada ou lastro de concreto, livres de impurezas, lixos e produtos químicos.

Para proteção contra a ação da umidade e infiltração em obras de construção civil, é necessário realizar impermeabilização prévia com LONA PRETA PLASTICA (CLIQUE E COMPRE AQUI) – que evitará dor de cabeça no futuro. A água presente no solo com o decorrer do tempo vai infiltrando na estrutura.

O contrapiso é a primeira demão de concreto que é aplicada em cima da terra para então formar o que é chamado de piso. O contrapiso não precisa ser absolutamente nivelado, mas ele é a chave para um revestimento duradouro e de qualidade.

Para descobrir quantidade de sacos de cimento que serão utilizados a conta é: cada saco (50kg), correspondente a aproximadamente 38 litros, vamos dividir 300l por 38litros/saco = 7,9 sacos. Isso significa que para cobrir 80m² de parede, serão necessários 8 sacos de cimento.

Tipos de Contrapiso

  • Contrapiso Convencional.
  • Contrapiso Autonivelante.
  • Contrapiso com Argamassa Pronta.
  • Contrapiso com Isopor.
  • Contrapiso Aderido.
  • Contrapiso Não Aderido.
  • Contrapiso Flutuante.

Portanto, para cada obra deverá ser realizado um cálculo conforme a informação do fabricante da argamassa e o tijolo utilizado. Como estimativa podemos apontar que uma massa com proporções de cimento/areia/cal = 2:9:1 irá necessitar de 1 saco de cimento para assentar um mínimo de 9 m² de tijolos e no máximo de 15 m².

Contrapiso bem feito: deve ser áspero, regular, sem manchas ou trincas. Contrapiso ruim: liso, desnivelado, trincando, com manchas e soltando. Para um bom serviço, o pedreiro deve varrer o chão antes de aplicar a primeira camada (chamada camada de aderência).

Para saber se o piso está bem colado
Se for isso, vai ser preciso aplicar a argamassa para pegar a superfície por inteiro. Para piso vinílico ou laminado, é feita a colagem ou o encaixe dos revestimentos. Caso o contrapiso não tenha sido aplicado da maneira correta, você não consegue deixar tudo nivelado.

Entenda o que é contrapiso
Ao ser feito diretamente sobre o solo, utiliza-se uma base com concreto magro, ou seja, um concreto que tem baixa resistência. Entretanto, caso seja necessária uma estrutura mais resistente, como para construção de laje, adiciona-se malha de aço.

A tela foi desenvolvida para substituir as telas metálicas e galvanizadas no reforço de contrapiso evitando trincas e rachaduras com a movimentação que ocorre sobre a estrutura de concreto, dando maior resistência e garantia na obra.

A areia grossa é a única opção utilizada exclusivamente para concreto e contrapiso. Ela pode ser utilizada para fazer concretagem de diversos itens, como pilares e vigas. Embora a areia média possa também ser usada para alguns tipos de contrapiso e concreto, o contrário não é recomendado.

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.