Qual a espessura do isopor para isolamento acústico?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para essa utilização recomendamos espessura de 30mm à 50mm. Reduz a passagem de ruídos: Excelente opção para reduzir a passagem de ruídos de um ambiente para outro ou mesmo de fora para dentro da sua residência.

Os materiais considerados bons absorvedores sonoros são, portanto, os leves (pouca massa), moles e porosos. Já os materiais com características de isolantes acústicos são os pesados (muita massa), duros e lisos, como concreto, aço, vidro, chumbo, entre outros.

Para essa utilização recomendamos espessura de 40mm à 100mm. Elimina umidade e mofo. Nosso produto é ótimo para solucionar esse problema, pois as nossas placas de isopor não absorvem água, impedindo, assim todo tipo de umidade.

Placas de Isopor de todas espessuras, 0,5mm, 10mm, 15mm, 20mm, 30mm, 40mm, 50mm, 75mm e 100mm.

Medidas rápidas para isolamento acústico
Se for externo, usar cortinas mais grossas e com o máximo de camadas possíveis em todas as janelas ajuda a reduzir a propagação do som. Já se for seu vizinho de baixo o problema, invista em tapetes e espalhe pufes e almofadas pelo chão.

Lã de vidro, lã de rocha e lã de pet:
Dentro de uma parede, o material absorvedor que pode ser lã de vidro, rocha ou pet tem a função de absorver a energia sonora dentro da cavidade, este efeito ajuda na melhoria do isolamento.

Lã de Rocha
Considerada excelente isolante térmico, permite elevado índice de absorção acústica. Indicada para forros, paredes de drywall, pisos flutuantes, coberturas e para revestir dutos de ar condicionado.

Dentre as opções mais utilizadas como isolante termo acústico, podemos citar as chapas de alumínio, a fibra cerâmica e o poliuretano. Porém, para uso na indústria, em usinas, no setor naval e na construção civil esses materiais não são muito recomendados.

O isolamento acústico pode ser feito em qualquer espaço da sua casa. Seja na cozinha, que fica mais próxima à rua, no home office ou no seu cantinho de estudos que necessita de um ambiente silencioso, o quarto ou ainda a sala de estar.

Para provar essa teoria é bem simples, coloque uma chapa de isopor e uma de madeira lado a lado e emita qualquer som através de uma fonte sonora de um lado, enquanto você tenta escutar do outro. A diferença de massa entre as chapas é o que irá influenciar o isolamento, impedindo a transmissão do som.

Veja quais são eles a seguir:

  1. 1- Cortiça. Conhecida como um dos melhores materiais para essa função, a cortiça costuma ser usada em estúdios musicais, impedindo assim com que o som saia e entre ddo ambiente. ...
  2. 2 – Painéis de madeira. ...
  3. 3 – Drywall. ...
  4. Tapetes. ...
  5. Cortinas. ...
  6. Móveis como bloqueio. ...
  7. Estante de livros. ...
  8. Sistemas de vedação.

A Lã de Rocha é um dos componentes mais importantes do painel acústico. Na prática, ela é a grande responsável por de fato absorver as ondas sonoras. Portanto, escolher bem a densidade da lã de rocha é muito importante.

Escolha o local em que as placas de EPS Isopor® cobrirão a parede (normalmente o local de mais umidade ou em que o isolamento térmico é mais necessário) e faça as medições; Caso já exista mofo na parede, é preciso removê-lo antes de instalar as placas de EPS Isopor® na parede.

De acordo com a executiva de Marketing da Sto, “além de contribuir com o isolamento térmico, ser leve e sustentável, a parede de EPS Isopor® traz vantagens por ser livre de CO², mais econômica, prática para a decoração dos edifícios e utilizar menos água do que a argamassa”.

Parede Isopor 3000 x 500 x 75mm.

EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. No Brasil é popularmente conhecido como Isopor®, marca registrada da empresa Knauf Isopor.

O T1 que é conhecido como "isopor comum" possui de 9 a 11 Kg de poliestireno expandido, dentro da medida de 1 metro cúbico. Enquanto o T5 possui de 20 a 22 kg. Ou seja, dentro de um mesmo espaço, a quantidade de poliestireno varia, formando assim a densidade correspondente com cada classificação.