Qual a especialidade do optometrista?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O optometrista é o profissional responsável por identificar problemas no sentido da visão, como astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se apenas de métodos não invasivos, como testes de acuidade visual e refração, para que possa prescrever óculos correção de grau, apenas.

Optometrista não pode fazer exames e prescrever lentes oftalmológicas, decide Justiça - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina.

Momento certo de procurar um Optometrista, e cuidar da saúde dos olhos. Sempre que sentir que tem algo de errado com sua visão, não tenha dúvidas, procure um optometrista ao menor sinal, mesmo quando achar ser algo sem importância marque uma consulta com um profissional para avaliar sua visão.

O optometrista é o profissional responsável por identificar problemas no sentido da visão, como astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se apenas de métodos não invasivos, como testes de acuidade visual e refração, para que possa prescrever óculos correção de grau, apenas.

Teste de refração (Optometria)
Você se senta na cadeira e precisa ler as letras escritas na Tabela do E (Tabela de Snellen), posicionada à frente do paciente. O oftalmologista vai mudando as lentes para descobrir o seu grau, que lhe permita ser até a última linha.

A prescrição de receitas de óculos ou lentes de grau é privativa de médico oftalmologista. Os optometristas podem ser responsáveis técnicos por laboratórios ópticos ou óptica.

O curso de graduação em Optometria tem duração de 4 anos, distribuídos em 8 semestres.

O salário médio nacional de Optometrista é de R$6.572 em Brasil.

CBOO - Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica.

O Optometrista pode ser autônomo ou atuar em Clínicas, Programas de Educação Visual, Centro de Reabilitação, Hospitais e consultórios, sozinho ou em equipe multidisciplinar.

O mais realizado pelos oftalmologistas, o exame de refração determina a capacidade de enxergar e define o grau dos óculos. Ele verifica os erros de refração no olho e que geram problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia. O exame de refração é o mais conhecido de todos.

Normalmente é o profissional de óptica quem realiza a montagem, ou seja, a colocação das lentes nas armações. No entanto, a ZEISS também pode fazer isso caso solicitado. Este processo exige uma precisão micrométrica, uma vez que apenas lentes com um ajuste perfeito podem oferecer uma correção perfeita da visão.

A forma mais correta e prática de descobrir se o óculos novo está com o grau correto, de acordo com a receita, é levá-lo ao oftalmologista assim que recebê-lo. Dessa forma, o profissional fará a conferência do grau e das medidas dos olhos aferidas para a montagem das novas lentes na armação.

As lentes dos óculos não têm uma validade determinada. Porém, elas sofrem desgastes com o tempo de uso, e os olhos precisam fazer exames periódicos. Há sinais e sintomas que podem mostrar que, eventualmente, é chegado o momento de passar em consulta oftalmológica e confirmar o momento da troca.

Normalmente, uma receita tem um prazo de cerca de 6 meses a 1 ano, variando conforme fatores como doenças crônicas e a idade. A progressão de grau, característica de doenças como miopia e astigmatismo, pode exigir a mudança dos seus óculos, por causar desconforto visual e dificuldades na visão.

O curso de Optometria é uma graduação de nível superior oferecida com o grau de bacharelado, com duração de 5 anos, ou tecnológico, com duração de 3 anos. O foco do curso é a aplicação de técnicas específicas para identificar problemas de acuidade visual, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.