Qual a escrita correta microondas ou Micro-ondas?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Isso causou e ainda causa muitas dúvidas, e até mesmo uma certa polêmica. 1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de "nova ortografia" ou "ortografia oficial". O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português.

Significado de Micro-ondas
substantivo feminino Aparelho que aquece ou descongela rapidamente os alimentos através do efeito da radiação de ondas eletromagnéticas. [Física] Onda magnética de um comprimento que vai de 1 m a 1 mm.

Há hífen quando se trata do nome do aparelho ("Este carro tem ar-condicionado"; "Preciso instalar um ar-condicionado no escritório"). Não há hífen nas demais situações ("O ar condicionado me faz mal"; "Não gosto de ar condicionado").

Não se usa hífen após os prefixos que terminam com a mesma vogal que inicia o segundo elemento da palavra composta: microonda, antiinflamatório etc. Após os prefixos que terminam com a mesma vogal que inicia o segundo elemento da palavra composta: micro-onda, anti-inflamatório etc.

O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é ex-marido, com hífen.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Assim sendo, palavras com os seguintes prefixos: recém, além, aquém, ex, pós, pré ou vice são grafadas com hífen, por isso vejamos algumas delas: ex-aluno – pós-graduação – vice-diretor – pré-histórico – recém-nascido – além-mar – aquém-mar... Você conhece a palavra tupi-guarani, certo?

Vale ressaltar que após o Novo Acordo Ortográfico, sofreu uma alteração onde foram incluídas as letras “K, “W” e “Y”. Assim, as letras oficiais do Alfabeto passaram de 23 para 26. Atenção: muitos concurseiros acabam caindo em pegadinhas das bancas com relação a essas 3 letras, mas agora você não errará mais.

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Ideia tem acento? Não, ideia não tem acento. A grafia “idéia”, com acento, era a forma correta e obrigatória até o dia 31 de dezembro de 2008.

1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas.

Se o micro-ondas funciona com o objetivo de deixar tudo mais prático e rápido, o forno elétrico tem como principal característica o preparo de alimentos mais saborosos, mantendo a consistência natural da comida. E isso acontece por causa da forma como ele prepara os alimentos.

Como o próprio nome diz, esse forno emite radiações na forma de micro-ondas que têm comprimentos de onda entre 3.105 nm até 3.108 nm e frequência de 2450MHz ou 2,45 GHz.