Qual a escola que queremos Segundo luckesi?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Segundo a interpretação e reflexão do capítulo quatro, “A escola que queremos: instância onde a Pedagogia se faz prática docente”, do livro Filosofia e Educação de autoria de Luckesi (1991), na comunidade primitiva a educação se processava de maneira sistemática, sem uma intencionalidade explícita, ou seja, as crianças ...

No seu trabalho, Luckesi apresenta três tendências filosóficas responsáveis por interpretar a função da educação na sociedade: a Educação Redentora, a Educação Reprodutora e a Educação Transformadora da sociedade.

A escola é o ambiente de formação da sociedade. Ao ouvir os pais, os estudantes e os educadores a gente vai entendendo as questões que toda a comunidade traz. Aqui aprendemos conteúdo, mas também a resolver problemas, lidar com as emoções, construir um espaço coletivo para cidadania.

Nesse sentido, a escola do futuro não contemplará apenas as áreas do conhecimento tradicionais, mas também, terá espaço para a educação socioemocional. A educação socioemocional estimula o desenvolvimento de competências e habilidades atreladas ao lado social e ao emocional.

A educação no futuro vai preparar os estudantes para a vida. As salas de aulas terão funções diferentes das de hoje, pois terão como objetivo a prática. A meta maior da educação será fazer com que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e voltado para a realidade.

A primeira dica na hora de escolher a escola do seu filho é buscar o tipo de educação que você gostaria que ele tivesse, de forma que ela esteja de acordo com suas crenças e valores. Mas também é preciso considerar os interesses do seu filho, entendendo quais áreas ele possui mais interesse e seu modo de ver o mundo.

“A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.”

A escola existe com a finalidade de inserir as crianças em um círculo social, onde ela irá conhecer estranhos, obedecer às regras e. Além disso, um dos fatores mais importantes da escola é transferir o conhecimento às pessoas e passar os conceitos básicos da vida em sociedade.

Luckesi (1999) define avaliação da aprendizagem como um ato amoroso no sentido de que a avaliação por si só deve ser um ato acolhedor e inclusivo, que integra, diferentemente do julgamento puro e simples, que não dá oportunidades, distingue apenas o certo do errado partindo de padrões predeterminados.

Segundo Luckesi (2001) a função da Didática é a de criar condições para que o educador se prepare através de técnicas cientificas, filosóficas e efetivamente para o tipo de ação que vai exercer.

O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.

O professor do futuro tem a capacidade de buscar novos instrumentos avaliativos para mensurar melhor a aprendizagem. Ele organiza e analisa dados coletados a partir dos instrumentos de avaliação, facilitando seu feedback com os alunos e se preocupando mais com o resultado do processo de ensino.

A escola deve propor atividades que estimulem o adolescente a se reconhecer como sujeito, entender suas origens e encontrar uma identidade. Este pilar abrange a autoestima, a autoaceitação e o amadurecimento emocional. Ele é a base para delinear os planos para o futuro dos discentes.

Quais são os diferentes tipos de escola existentes no Brasil?

  • A escola tradicional. ...
  • A comportamentalista. ...
  • A construtivista. ...
  • A montessoriana. ...
  • A waldorfiniana. ...
  • A democrática. ...
  • A freiriana.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Afinal de contas, um aluno preparado é um aluno inspirado a ser, a fazer, a aprender e a conviver, os quatro grandes pilares da educação para o futuro.

Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.