Qual a escala de avaliação da dor?

Perguntado por: oapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".

A Dor Pode ser Classificada em Dois Tipos:

  1. Dor aguda. Causada por um traumatismo, procedimento cirúrgico ou inflamação. Cessa num período curto (ex. apendicite, infarto do miocárdio, cólica renal).
  2. Dor crônica. De duração contínua e que exige cuidados constantes. Debilita o paciente com o passar do tempo.

O padrão da dor é avaliado pelo uso de palavras que descrevem o seu ritmo. O paciente será questionado se a dor é constante, intermitente ou breve, e ainda sobre a data e horário do seu início e quando foi oúltimo episódio. A determinação da localização da dor pode auxiliar na determinação de sua etiologia.

A escala vai de 0 a 24 pontos e consta de duas seções: uma que explora os aspectos qualitativos e outra os aspectos sensitivos da dor. A dor nociceptiva é a dor na qual há dano tecidual demonstrável (osteoartrose, artrite reumatoide, fratura e rigidez muscular na dor lombar inespecífica, etc.).

Desenvolvida pela enfermeira norte-americana Barbara Braden, trata-se de um instrumento de avaliação do risco de desenvolvimento de lesão por pressão em pacientes.

Como você classifica sua dor? (deixe ele falar livremente, faça observações na pasta sobre o que ele falar) Questione-o: a) Se não tiver dor, a classificação é zero. b) Se a dor for moderada, seu nível de referência é cinco. c) Se for intensa, seu nível de referência é dez.

A escala de COMFORT (quadro 5) tem sido utilizada, mais frequentemente, para avaliar grau de sedação na população pediátrica.

É preciso avaliar a tensão facial, questionário pediátrico de dor. Importante também analisar a características do choro, tempo de choro, expressão facial, localização visual, movimento do corpo, tempo de resposta ao estímulo, estado comportamental, escala de dor da Ontário.

A Agência Americana de Pesquisa e Qualidade em Saúde Pública e a Sociedade Americana de Dor descrevem a dor como o quinto sinal vital que deve sempre ser registrado ao mesmo tempo e no mesmo ambiente clínico em que também são avaliados os outros sinais vitais, quais sejam: temperatura, pulso, respiração e pressão ...

O BPI, em sua forma reduzida, por ser um instrumento multidimensional, permite a avaliação da dor em diversos aspectos como: localização, intensidade da dor, comparação entre os extremos de intensidade de dor, avalia tratamento e o alívio trazido pelo tratamento e impacto no cotidiano do paciente.

Tipos de Dor

  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ...
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ...
  • Dor disruptiva.

Conforme mencionado, os indicadores comportamentais de dor incluem choro, mímica facial e atividade motora. O choro é considerado uma forma primária de comunicação dos recém-nascidos e a sua presença diante do estresse mobiliza o adulto, seja ele a mãe ou o profissional de saúde envolvido no seu cuidado.

Conheça os Diferentes Tipos de Dor

  • Diferentes Tipos de Dor.
  • Dor funcional.
  • Dor inflamatória.
  • Dor Neuropática.
  • Dor nociceptiva.

Este método pode ser resumido em seis princípios:

  • boca;
  • relógio;
  • escada;
  • indivíduo;
  • Uso de adjuvantes;
  • Atenção aos detalhes.

Fentanil® é um analgésico narcótico que se caracteriza pelas seguintes propriedades: rápida ação, curta duração e elevada potência (100 vezes maior do que a da morfina). A duração da analgesia obtida com Fentanil® depende da intensidade do estímulo doloroso.