Qual a erva boa para fazer lambedor para tosse?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O malvarisco ou malva é uma planta medicinal que tem propriedades farmacológicas reconhecidas: ações anti-inflamatórias, antimicrobianas e analgésicas. O lambedor é uma espécie de xarope caseiro feito com plantas medicinais, açúcar ou mel. Esse santo remédio é facilmente encontrado no interior do Rio Grande do Norte.

4 xaropes caseiros para tosse com catarro

  1. Xarope de agrião com mel. O agrião é uma folha que possui propriedades expectorantes e descongestionantes, além de ser capaz de estimular o sistema imunológico, sendo, por isso, útil para tratar a tosse. ...
  2. Xarope de erva-doce. ...
  3. Xarope de cebola. ...
  4. Xarope de rabanete, cebola e mel.

Alguns remédios caseiros e pequenas dicas que ajudam a acalmar a tosse seca e a irritação na garganta são:

  1. Xarope caseiro de mel com limão e própolis. ...
  2. Chá morno de equinácea com gengibre e mel. ...
  3. Chá de eucalipto com mel.

O lambedor de hortelã pode ser indicado para bebês com mais de 1 ano e ajuda a aliviar a tosse e o mal estar geral, além de diminuir a formação do muco nas vias respiratórias. 10 folhas de hortelã; 1 litro de água; 1/2 colher (de sobremesa) de açúcar.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Xarope de gengibre, limão e mel
Combinando as propriedade do gengibre, limão e mel, ao preparar um expectorante caseiro você aproveita todos os benefícios de cada ingrediente. O gengibre, mel e limão possuem ação expectorantes.

Quando se trata da tosse alérgica, uma boa pedida é o chá de gengibre com mel. Já no caso da tosse pesada e congestionada, a produtiva, o chá de eucalipto é uma excelente opção.

Alguns xaropes caseiros ajudam a aliviar a tosse seca.
Para prepará-lo, bata a cenoura com um pouco de água no liquidificador. Em seguida, junto ao mel e leve ao fogo baixo até engrossar. Tome 1 colher, de 3 a 4 vezes por dia. O xarope de mel e orégano também ajuda a acalmar a tosse.

Gargarejos com água e sal. Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Para preparar o chá de hortelã, deve-se ferver 150 ml de água, e quando começar a ferver, apagar o fogo. Depois, basta acrescentar 1 colher de sopa de folhas de hortelã, tampar, deixando descansar por 5 a 10 minutos, coar e beber.

Gargarejo com água e sal
Gargarejo com água morna e sal pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a irritação na garganta. Nem todo mundo é adepto dessa prática e quem sofre de pressão alta deve evitá-la, mas o gargarejo realmente pode ajudar a tratar uma crise de tosse à noite e permitir o repouso.

Chá de alho pode não parecer uma boa ideia, mas esse ingrediente tem comprovada ação anti-inflamatória. Associar o alho ao limão e mel, ou então preparar um chá com apenas esses dois últimos, é uma boa forma de aliviar a garganta inflamada e evitar a tosse seca.

O xarope de beterraba com mel tem propriedades anti-inflamatórias para as vias respiratórias sendo uma boa opção de expectorante natural para aliviar a tosse causada por gripes ou resfriados. Além disso, o mel também ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a inflamação, aliviando a tosse.

Ferver a água e, depois de fervida, acrescentar o gengibre. Tampar, deixar repousar durante 10 minutos, acrescentar o mel, o suco do limão e o própolis, e misturar até obter uma mistura homogênea e com consistência viscosa igual ao xarope.

O melhor remédio caseiro é beber muita água. Porque a maior hidratação deixa o muco menos espesso, facilitando sua expulsão. Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente.

1 colher (de chá) de erva-doce seca; 1 xícara de água. Para preparar o chá deve-se ferver a água, depois colocar esta água em uma xícara junto com a erva-doce. Em seguida, é preciso tapar e deixar descansar de 3 a 5 minutos e depois coar e beber a seguir.

Beber água ajuda a manter o corpo hidratado e o muco mais fluido, facilitando sua absorção e melhorando sua capacidade de manter a garganta limpa. Além disso, a própria água ingerida pode auxiliar na remoção de partículas alojadas no esôfago, diminuindo os gatilhos para a coceira e a tosse.

Como fazer:
Ferva por 5 minutos a canela e o cravo-da-índia na água.. — Tire o chá do fogo. Amasse o Alho e junte-o ao chá, deixando a solução abafada por 10 minutos. — Por fim, coe e tome duas ou três xícaras da bebida ao longo do dia.

Prepare uma infusão de hortelã, colocando água fervente em cima das folhas. Espere cinco minutos e coe, depois passe para uma panela. Considerando a quantidade do chá, coloque a mesma de açúcar na panela, misture e deixe ferver. Ao dissolver o açúcar, deixe esfriar e coloque alguns cravos da índia para conservar.

A Hortelã-da-folha-grossa, de nome científico Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng, da família Lamiaceae, é uma planta muito utilizada na cultura popular brasileira, e em outros países, para resfriado, asma, constipação, cefaléia, tosse, febre, entre outros sintomas.