Qual a era que vivemos hoje?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

era Cenozoica

E) A era Cenozoica é a era geológica mais recente. Atualmente, estamos no período Quaternário da era Cenozoica.

Representa um novo período da história do Planeta, em que o ser humano se tornou a força impulsionadora da degradação ambiental e o vetor de ações que são catalisadoras de uma provável catástrofe ecológica.

Agora, confira quais são as definições de Eras Geológicas e as suas principais características!

  • Pré-Cambriana. É a Era Geológica mais longa, com duração de cerca de 4 bilhões de anos. ...
  • Paleozoica. A Era Paleozoica é dividida em seis períodos, dentre eles o Cambriano. ...
  • Mesozoica. ...
  • Cenozoica.

A mudança de uma era geológica para outra foi estabelecida por meio de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Qual foi a maior de todas as eras? Se observarmos bem a sequência de acontecimentos e a duração de cada uma das eras geológicas, poderemos concluir que a era Pré-Cambriana foi a maior de todas, com quatro bilhões de anos de duração, sobrando “apenas” cerca de 561 milhões de anos para as demais eras. …

Era Cenozóica
Era geológica que teve início há cerca de 1 milhão de anos e perdura até os dias atuais. As principais ocorrências nesse período foram: grandes glaciações, atuais 6 continentes e oceanos e o surgimento do homem.

4,543 × 10^9 anos

Os dinossauros formam um grande grupo de répteis terrestres que dominaram a Terra a partir do Triássico Superior (231 milhões de anos atrás), durante todo o Jurássico, até o fim do Cretáceo, há 65 milhões de anos. Viveram em todos os continentes e até julho de 2005 eram conhecidas mais de mil espécies desses animais.

A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.

Na escala geológica, o Antropoceno – caso fosse formalmente incluído – sucederia a época atual, denominada Holoceno, que teve início há 11,7 mil anos, depois do último período glacial ou Idade do Gelo – que, por sua vez, está inserido no período Quaternário da Era Cenozoica, os quais seriam mantidos inalterados.

Sem a atividade humana, eles cairão como meteoros sobre a Terra. A maioria das cidades será tomada pela vegetação. Outras, como Dubai e Las Vegas, serão engolidas pela areia dos desertos.

Somente de uma forma transversal e com a cooperação massiva da população teremos uma chance de reverter o processo de degradação ambiental em curso. Adicionalmente, é preciso insistir na mudança de hábitos.

RESUMO. As organizações do mundo têm uma história e estão divididas em três eras: a Era da Industrialização Clássica (1900/1950), a Era da Industrialização Neoclássica (1950/1990) e a Era da Informação (a partir de 1990).

Significado de Eras
Eras vem do verbo ser. O mesmo que: existias, acontecias, vivias, fazias, relacionavas, significavas, estavas, consistias, pertencias.

As eras geológicas são: a Arqueozóica (que incluem os éons Hadeano e o Arqueano, início da formação da Terra), a Proterozóica (início da vida); a Paleozóica (vida primitiva); a Mesozóica (vida intermediária) e a Cenozóica (vida moderna).

quaternário

O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário.

A Terra foi formada em torno de há 4,54 bilhões de anos, aproximadamente um terço da idade do universo, por acreção da nebulosa solar. A desgaseificação vulcânica provavelmente criou a atmosfera primordial, e depois o oceano, mas a atmosfera primitiva não continha quase nenhum oxigénio.

A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás, ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo. Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.