Qual a época do plantio do alho?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Porém, as melhores épocas de plantio são os meses de março e abril. O período mais favorável para o plantio do alho esta relacionado com a procedência da cultivar, a latitude e a altitude da região onde se vai plantar (Tabela 3).

São cultivares de ciclo longo que podem passar de 180 dias na região Sul e, nas outras regiões do país seu ciclo é reduzido para 90/130 dias.

PLANTIO O mais indicado é que o alho seja plantado em solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Em terreno argiloso pesado, o melhor é cultivar em camalhões. O pH ideal do solo é de 6 a 6,5. Entre 45 e 60 dias antes do plantio, faça uma aração profunda com 35 a 40 centímetros e uma ou duas gradagens.

O espaçamento entre plantas mostrou ser o fator mais importante e que o espaço de 0,15 m foi a melhor alternativa para o rendimento do alho. Os espaçamentos entre linhas de 0,25 m e 0,38 m são mais adequados do que 0,50 m, pois este compromete a população de plantas e a produção.

Plantando-se em março-abril, o crescimento ocorre sob condições adequadas de temperatura e num período de encurtamento de fotoperíodo, mas ainda suficientemente longo para o crescimento rápido das plantas. A partir do final de junho, o fotoperíodo e a temperatura voltam a crescer.

Devido à extensão do Brasil, as condições ideais para o plantio de mandioca não coincidem nos mesmos meses em todas as regiões. Nas condições dos Cerrados, a época ideal de plantio de mandioca é nos primeiros meses do período chuvoso, ou seja, de outubro a janeiro.

Mas como fazer a muda de alho para planta?

  1. Separe os dentes de alho;
  2. Encha o recipiente aberto com água;
  3. Coloque a parte inferior do dente de alho em contato com a água;
  4. Espere três dias ou até o alho começar a brotar;
  5. Plante a muda na terra.

Para as raízes como batata, inhame, rabanete, a Lua Minguante é a fase ideal para plantação. Isso porque a força que a lua exerce sobre a terra é bem pequena e a energia (força) da terra é exercida para baixo. Tudo isso vai favorecer o crescimento dessas raízes, pois elas crescem “para baixo da terra”.

Coloque um dente de alho em cada buraco; Cubra totalmente o buraco com mais substrato; Posicione o vaso em uma área com abundância de luz solar direta; Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).

O alho roxo tem um sabor mais forte, sendo considerado mais picante e, consequentemente, dando mais sabor quando usado. Enquanto o sabor do alho branco é mais suave, sendo mais próximo ao adocicado. Esse é ideal para quem gosta do sabor do alho, mas prefere dar suavidade aos seus pratos.

O método de irrigação mais indicado para a cultura do alho orgânico é a aspersão. A irrigação do alho é indispensável para obter boa produção, pois a cultura se desenvolve na época da seca. Nas fases de crescimento da planta e de enchimento dos bulbos, é importante manter o solo úmido, mas sem encharcar.

O alho é uma planta de fácil cultivo, mas para crescer forte e saudável ele vai precisar preparar o solo. A indicação é trabalhar um solo leve, rico em matéria orgânica, com boa drenagem e facilidade na irrigação. Isso sem contar o uso necessário de adubo, calcário e o pH ideal do solo de 6 a 6,5.

O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.

Espete em uma cabeça inteira de alho 3 palitos de dente. Encha um copo com água e posicione o alho no bocal, de forma que os palitos impeçam que ele afunde, sustentando-o na superfície, apenas com a “bundinha” encostando na água. Você deve trocar essa água a cada dois dias, pelo menos.

As folhas de alho-francês em pó dão um óptimo condimento para adicionar a pratos de arroz, massa, molhos, caril, saladas