Qual a época de colheita da acerola?

Perguntado por: dapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

oitavo mês

A planta começa a produzir a partir do oitavo mês de plantio e a safra ocorre, na região sudeste, de outubro a abril. Durante esse período é possível colher frutos por até 30 vezes na mesma planta. Isso porque nem todas as acerolas amadurecem de uma vez.

primavera

Acerola, amora, jaca, mamão e pitanga são algumas das frutas da primavera.

Época de frutificação e florada
Floresce durante todo o ano. Após a polinização das flores, os frutos surgem em 3 a 4 semanas.

A poda no pé de acerola é realizada uma vez por ano, no inverno, e é necessário cautela na hora de realizá-la para não atrapalhar a produção da fruta.

Maio. Frutas: Abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva; Verduras: Alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo; Legumes: Abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

Regas. A rega do pé de acerola pode ser apenas uma vez ao dia, quando a planta está adulta. Isso vale mesmo quando o sol não está tão alto no céu. Já nos primeiros meses de cultivo, o indicado é regar duas vezes por dia, com uma quantidade regular de água.

O ciclo de vida do pé de acerola é bastante prolongado, chegando até 20 anos em alguns casos.

Essa árvore aprecia um solo profundo do tipo areno-argiloso bem drenado. Para dar frutos ela precisa de bastante sol, bem como de terra bem adubada. Caso você opte por plantar o pé de acerola em um vaso escolha um recipiente grande para que as raízes tenham espaço suficiente para se desenvolver bem.

Possui ação antioxidante
A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá de folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.

Se tem uma fruta que encontramos por aí, o ano todo e em todo o lugar, é a banana. As plantas da bananeira se renovam constantemente e geram frutos ao longo do ano inteiro.

A acerola é a segunda fruta mais rica em vitamina C e ocupa o primeiro lugar quando considerada apenas as frutas mais populares. Além disso, ela tem diversos benefícios. Um dos mais conhecidos é a proteção das células contra o ataque de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

RESPOSTA – O problema pode estar na polinização das flores da planta, cujo processo depende de insetos polinizadores, com destaque para abelhas do gênero Centris spp. Por isso, evite usar inseticidas na cultura. A ação do vento e da gravidade é dificultada por ser oleoso o pólen da flor da aceroleira.

A presença de flores associada à ausência de frutificação em aceroleiras pode ser indicativo da falta de abelhas polinizadoras no local. Esses insetos são imprescindíveis para que a fruteira produza as acerolas.

A aceroleira é eficientemente polinizada por abelhas da tribo Centridini, embora seja visitada por outros grupos de abelhas (Freitas et al. 1999; Oliveira & Schlindwein 2003; Ritzinger et al.

Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.

Manoa Sweet, Tropical Ruby, Hawaiian Queen, J. H. Beaumont, C. F. Rehnborg, F. Haley Red Jumbo e Maunawili são as variedades de acerola, doces e ácidas, mais cultivadas no Brasil.

Qual a época se deve podar? As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.

Porém, maio e junho são meses onde temos os picos da produção no país e será o período com maior oferta de fruta. Depois desses meses, a fruta fica mais escassa", diz Antônio Carlos Simoneti, presidente da ABCM e produtor de laranja, tangerina, limão e abacate.