Qual a época de adubar árvores frutiferas?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Vale reforçar que o ideal é adubar nas épocas mais quentes e chuvosas para um melhor aproveitamento do adubo por parte das plantas, sempre seguindo as dosagens e instruções de uso do fabricante.

Adubação em laranjas deve ser feita de 15 de setembro a 15 de fevereiro no PR.

Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.

O inverno é a estação da adubação. É possível usar adubos orgânicos, como a terra orgânica, ou os químicos. “Afofe a terra e, se optar pelo adubo químico, que quase sempre contém nitrogênio, tenha o cuidado de colocá-lo mais distante do tronco da planta”.

Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas. Assim como as pessoas, as plantas também têm sistema imunológico. Sempre que elas estão bem nutridas e saudáveis, a imunidade aumenta e a resistência também.

Explica que as frutas ficam doces porque seus carboidratos mudam e macias porque há alterações nas paredes celulares da polpa. São diversas as transformações bioquímicas em estudo. Altamente coordenadas, essas modificações se relacionam à ação de enzimas e têm participação de hormônios.

Especialmente em jabuticabeiras jovens, a adubação é necessária e pode ser feita com esterco ou adubo orgânico. Recomenda-se a adubação em intervalos de seis meses.

três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras:

  • orgânica;
  • mineral;
  • organomineral.

As laranjeiras possuem certas necessidades de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Alguns microelementos também são necessários (ferro, boro, magnésio, alumínio, manganês, zinco e cobre).

Adube sua planta todos os meses, usando produtos ricos em fósforo. Farinha de ossos em pequenas doses é uma ótima opção.

Qual a época se deve podar? As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.

Há um momento certo e errado de como adubar o pomar. Pouco antes da quebra dos botões é o momento perfeito. É quando suas árvores estão iniciando seu ciclo anual de crescimento e “comem” a maior parte dos alimentos.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

Árvores – Usar 100 gramas de NPK 10-10-10 por m². Árvores floríferas – Usar 100 gramas NPK 4-14-8 por m² ou aproximado, não encontrando usar NPK 10-10-10 mais 100 gramas de farinha de osso por m².

No período do inverno, os adubos verdes mais recomendados são aveia, centeio, tremoço, ervilhaca e nabo forrageiro, sendo o coquetel de plantas o mais indicado, com a composição aveia + ervilhaca + nabo forrageiro nas quantidades de 80+20+8kg de sementes ha-1, respectivamente.

Podar os ramos secos, ladrões, fracos e doentes, até encontrar a parte sadia, de forma a permitir melhor arejamento e insolação das árvores; Retirar os frutos mumificados, doentes e caídos ao solo, juntamente com os ramos podados e as folhas velhas.

O mais recomendado é consultar um técnico para avaliação do crescimento vegetativo e das condições de desenvolvimento das plantas no local. Assim, o profissional contará com mais informações e elementos para indicar as medidas que deverão ser adotadas para frutificação das espécies.

Como fazer adubação corretamente na lavoura? Confira 7 dicas!

  1. Conheça os diferentes tipos de adubos. ...
  2. Prepare o solo. ...
  3. Analise o nível de fertilidade do solo. ...
  4. Faça o manejo correto dos nutrientes. ...
  5. Considere o sistema de produção. ...
  6. Use a quantidade certa de produtos. ...
  7. Observe as soluções da agricultura de precisão.

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

Maiores dosagens de fertilizantes se tornam um limitante para o desenvolvimento da cultura. Em outras palavras, doses elevadas podem causar toxidez nas plantas. O excesso de determinado nutriente também pode levar à não absorção dos demais, causando sintomas de deficiência.