Qual a entidade que fuma cigarro?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

É óbvio que os pretos-velhos, caboclos, marinheiros, baianos, Exús e todos os outros espíritos de lei que trabalham na Umbanda não bebem ou fumam porque gostam, porque eles têm algum apego a esse isso.

Prandi diz que a fumaça dos charutos é uma herança indígena usada nos rituais de cura para canalizar energia e fluidos na limpeza espiritual.

É dessa forma que Maximón bebe aguardente e fuma. Muitas vezes, ele tem um cigarro na boca, e os devotos fumam o tempo todo enquanto estão em sua presença.

Com seus cachimbos ou cigarros de palha, defumam as pessoas que com eles tomam passes. A ação do fogo e do fumo "queima" as energias pesadas - se engana quem pensa que eles precisam do "pito" para alimentar vícios. Já o café, servido sempre frio e sem açúcar, nos trabalhos, ajuda a dar movimento à vida das pessoas.

Trecho de um dos pontos cantados desta corrente, os Pretos-Velhos possuem o hábito de fumar, ou “pitar” como eles chamam, o cigarro de palha e o cachimbo. Memória da época que viveram em cativeiro, carregam na fumaça os elementos deletérios para a limpeza espiritual das pessoas e purificação dos ambientes.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons. Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Omulu ou Obaluaiê têm o poder de controlar todas as doenças, principalmente as contagiosas. Agosto é o mês de Omulu, o Orixá que veste um grande capuz de palha que cobre todo seu corpo.

Preferem dar lições, caminhos e conforto baseados em sua sabedoria da alma humana. Por seu caráter comprometido com o trabalho espiritual e pela força de sua energia, o caboclo geralmente se torna o guia-chefe do médium na Umbanda.

As pessoas presentes iniciadas na religião entram, então, em uma espécie de transe e dançam de acordo com seus orixás de cabeça (o orixá que guia a vida de cada pessoa). Nesses rituais não há utilização de tabaco e álcool.

Mesmo permitido pela nova legislação, que abre exceção para templos religiosos em que o fumo ou a fumaça façam parte do ritual, os caboclos, boiadeiros, marinheiros, pretos velhos e demais entidades daquela crença aboliram o charuto, o cachimbo e a cigarrilha das rodas de jira.

Usam também como elementos de trabalho o fumo e a bebida que respectivamente podem ser o cigarro de palha ou charuto, cerveja clara, vinho doce, suco de frutas, água mineral, entre outros. Como alimento ritualístico podem usar milho verde, abóbora, moranga, batata doce, mandioca, sementes em geral e frutas.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

E foi com isso que a cachaça passou a ser usada nas oferendas das religiões com matrizes africanas, com a mesma finalidade da Libação: um pedido de proteção aos orixás em especial ao orixá Ossain. São Benedito padroeiro da cachaça no sincretismo é orixá Ossain.

Junto à imposição de consumo, veio a imposição de São Benedito, filho de um escravizado, como padroeiro da aguardente. E dessa forma, a cachaça passou a ser utilizado em oferendas nas religiões africanas, principalmente no Candomblé, como um pedido de proteção aos Orixás.

Preto Velho e Preta Velha tem um jeito simples de passar suas mensagens.

  • O manjericão para elevar os pensamentos;
  • O alecrim para ajudar na saúde física;
  • A espada de São Jorge para proteção espiritual;
  • A arruda para descarrego e limpeza energética;
  • E a guiné para a prosperidade.

Os pretos-velhos são representados pelas cores preto e o branco, e o dia sagrado da semana é a segunda-feira. O legado de um Preto-velho é a liberdade.

“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.

Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras. Africana.

Resumo. O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.