Qual a enfermidade do servo do centurião?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Jesus curou um empregado que estava acamado à distância, do centurião, oficial romano que estava em Jerusalém com uma centena de soldados romanos. “Ele está sofrendo terrivelmente com uma paralisia”, disse o centurião a Jesus. Jesus lhe disse que iria curá-lo.

É necessário desenvolvermos uma fé que nos leve a compreensão de que Cristo tem toda a autoridade no céus e na terra. Uma Palavra liberada de Jesus pode transformar o coração humano, mais do que mudar a situação.

Na cidade de Cesareia morava um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada Itálica. Era piedoso e, junto com todos os da sua família, pertencia ao grupo dos tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava sempre a Deus.

Significado de Centurião
substantivo masculino [História] Na organização militar romana, chefe que comandava um grupo de cem homens, a centúria; centenário, centúrio. Etimologia (origem da palavra centurião). Do latim centurionis.

São Longuinho

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

Por outro lado, estes guerreiros tinham que cumprir certos pré-requisitos: tinham que saber ler e escrever; deviam ter no mínimo 30 anos, era necessário terem valor e coragem no campo de batalha e, logicamente, ser um cidadão romano.

Ele era o Filho de Deus – “este homem” é divino. “Este homem” representa Deus diante de nós. “Este homem”, confessou o centurião, é o Filho de Deus que morre na cruz, vítima da execução imperial.

O centurião seria o equivalente ao posto de capitão, na hierarquia militar no exército de um qualquer país. Responsável pelos tribunos, Centuriões-Chefe e contingente de cavalaria.

Petrônio é o nome dado ao centurião de Pôncio Pilatos que comandava os quatro soldados que executaram Jesus.

grego

Para falar com um centurião romano era necessário recorrer a uma língua comum (cf. Mateus 8,5-13). Não é por isso que podemos estar certo que dominasse o grego falado, menos ainda o grego escrito, mas pode-se inferir, isso sim, que o conhecia ao ponto de o compreender e fazer-se compreender.

Cafarnaum, localizada na margem norte do Mar da Galileia, foi o centro do ministério de Jesus na Galileia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Foi um importante e próspero centro de pesca e comércio, onde moravam tanto gentios quanto judeus.

22 E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi aavisado por um santo anjo para que mandasse chamar-te à sua casa, e ouvisse as tuas palavras. 23 Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa.

Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23). Que privilégio e que honra ser chamado por Deus de “amigo”! Todos gostam de ser amigos de pessoas ilustres e nobres. Mas, em toda a História da Humanidade, o único homem a quem Deus chamou de amigo foi Abraão.

Jesus curando o servo do centurião é um dos milagres de Jesus, citado em Mateus 8:5–13 e em Lucas 7:1–10.

A fé do centurião de Cafarnaum é uma das passagens mais conhecidas do Evangelho (Lucas 7:1-10). O centurião enviou alguns líderes judeus ao encontro de Jesus, para lhe pedir que curasse o seu servo (Lucas 7:2-3).