Qual a energia liberada em um terremoto?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A energia liberada por um terremoto de 6 graus na escala Richter é de 7 x 106 kW/h.

Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.

Simone Tebet diz que não haverá cortes na educação durante sua gestão no Planejamento

  1. Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9.5. ...
  2. Alaska, Estados Unidos, 1964 – magnitude 9.2. ...
  3. Sumatra, Indonésia, 2004 – magnitude 9.1. ...
  4. Sendai, Japão, 2011 – magnitude 9.1. ...
  5. Kamchatka, Rússia, 1952 – magnitude 9.0.

O maior terremoto que o Brasil já teve aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, e alcançou 6,6 graus na escala Richter. O segundo maior tremor enfrentado no país foi em junho de 2022, no Acre, e chegou a 6,5 graus.

Ondas sísmicas são as ondas de energia causadas pelo rompimento repentino de rochas na Terra ou por uma explosão. Eles são a energia que viaja pela terra e é registrada em sismógrafos. Ondas sísmicas são vibrações (ondas de energia) geradas por terremotos.

La magnitude mede quão forte foi um terremoto, estima de fato o quantidade de energia elástica que o terremoto liberou. Quanto maior a magnitude, maior o terremoto.

As ondas longitudinais são as primeiras a serem registradas quando ocorre um sismo, por isso, são chamadas ondas primárias ou simplesmente ondas- P. Além disso, as ondas-P propagam-se tanto em meios sólidos quanto em fluidos, pois todos esses meios são compressíveis.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

A sensação de um terremoto depende de onde você está, do epicentro do tremor e de sua magnitude: Um grande terremoto próximo parecerá uma grande sacudida repentina seguida rapidamente por um tremor mais forte, que pode durar alguns segundos ou até alguns minutos, se for um grande evento raro.

Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.

Um terremoto de menos de 3,5 graus é apenas registrado pelos sismógrafos. Um entre 3,5 e 5,4 já pode produzir danos. Um entre 5,5 e 6 provoca danos menores em edifícios bem construídos, mas pode causar maiores danos em outros. Já um terremoto entre 6,1 e 6,9 na escala Richter pode ser devastador numa zona de 100 km.

Charles Francis Richter – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6), causando mais de 5 mil mortes nos dois países e deixando mais 10 mil pessoas feridas, além de milhares de desaparecidos.

Tremor de magnitude 7,8 na Turquia, nesta segunda (6), está entre os 20 mais potentes do século. Um terremoto atingiu nesta segunda-feira (6) o sudeste da Turquia, matando mais de mil pessoas. De magnitude 7,8, o tremor está entre os mais fortes dos últimos anos.

O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, em inglês) identificou nesta 2ª feira (20. fev. 2023) um novo terremoto na região da fronteira entre a Turquia e a Síria. Segundo o instituto norte-americano, o abalo sísmico teve magnitude de 6,3 e profundidade de 10 km.