Qual a energia do Yin?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A energia Yin é um dos dois princípios fundamentais que regem o universo, segundo a filosofia chinesa. Essa energia representa a essência feminina, energia acolhedora, introspectiva e receptiva, que atua em contraponto à energia Yang, que simboliza o masculino, ativo e expansivo.

A energia feminina independe de gênero, é o Yin no taoismo, é a ação da paciência - ô, como está em falta - acolhimento, aceitação do outro como é, do diferente, da conexão com a nossa intuição e subjetividade.

A interação energética de yin e yang é um fluxo e refluxo contínuo. Cada um de nós usa a energia yang para algumas tarefas e a energia yin para outras. Há muitas maneiras de trazer seu chi – energia vital, para um estado de equilíbrio entre essas energias, como yoga, meditação e a prática de Tai chi.

Segundo a filosofia chinesa o yin yang é a representação do positivo e do negativo, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa. O criador desse conceito foi I Ching, ele descobriu que as formas de energias existentes possuem dois pólos e identificou-o como Yin e Yang.

5 passos para trabalhares a tua energia feminina:

  1. Conhece o teu corpo e os teus ciclos.
  2. Fortalece a tua ligação à Natureza.
  3. Explora a tua criatividade.
  4. Cria o teu Altar Pessoal.
  5. Frequenta um Círculo de Mulheres.

Quando o qi yang é deficiente, o qi yin torna-se excessivo, e pode provocar o aumento da sensação de frio, fadiga, diarreia e metabolismo lento, com retenção de líquidos, baixa tensão arterial e ação psicomotora lenta. A depressão grave é uma manifestação psíquica extrema do excesso de yin e deficiência de yang.

DEFICIÊNCIA DE YIN Também chamada de deficiência dos fluidos. Físico: dor epigástrica em queimação, sensação de vazio no epigástrio, soluços, secura na boca e garganta, sede, lábios ressecados, obstipação intestinal, língua com saburra ressecada e amarelada, pulso rápido.

A energia yang ou masculina, é essencialmente objetiva, extrovertida, forte, direta, assertiva e agressiva. É uma energia que usa a força para controlar, às vezes subjugar e dominar, especialmente quando se sente ameaçado. É uma energia que usa a mente para planejar e a vontade para realizar.

Doenças ou acidentes no lado direito (yin) ou lado esquerdo (yang) do corpo. Na mulher (yin) doenças ou acidentes no lado direito significam conflitos com outras mulheres: mãe, sogra, patroa ou outra mulher que exerça poderes sobre suas emoções. Ou autocobrança excessiva (lembre-se, o lado direito simboliza mulher).

A energia feminina está associada a qualidades como empatia, gentileza, inclusão, nutrição, criatividade, intuição, confiança, vulnerabilidade e harmonia. É no equilíbrio entre elas e as características masculinas (presentes em homens e mulheres) que restauramos nossa força.

Por exemplo, os alimentos doces, frios e passivos são o Yin, enquanto os salgados, quentes e agressivos são o Yang. Nessa dieta, as quantidades e proporções de alimentos Yin e Yang devem ser sempre equilibradas para atingir-se o bem estar.

Estar em silêncio ouvir o coração, meditar, orar, são simples ações de conexão com a sabedoria da Grande Mãe, do estado meditativo nasce a inspiração, a resposta, a orientação para encontrar a cura para nossas aflições.

Confira a seguir 6 práticas importantes para aumentar sua energia

  1. Se hidratar bem. ...
  2. Ter uma dieta nutritiva. ...
  3. Praticar exercícios físicos regularmente. ...
  4. Ter um sono de qualidade. ...
  5. Evitar o tabagismo. ...
  6. Combater o estresse.

Um dos princípios da filosofia chinesa é o Yin Yang, onde yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade, simbolizado pelo branco.

Poderes e habilidades
Manipulação de energia mágica: Yin pode gerar energia mágica de coloração verde-água através do seu vasto controle de poderes místicos, liberando esse poder em forma de raios, rajadas e esferas de energia mágica.

O lado direito do corpo, diretamente relacionado ao hemisfério cerebral esquerdo, constitui o campo de representação da atividade Yang (o princípio masculino do psiquismo).

A energia masculina caracteriza-se pela objetividade, razão e foco em uma única direção. Já a feminina é subjetiva, emocional, com atenção possível para várias direções. Dentro de cada ser humano circulam ambas as forças, já que elas são complementares.

Ser delicada, se comportar de formas específicas, ter profissões consideradas adequadas e até mesmo a cor de roupa que uma mulher escolhe pode definir o quão feminina ela é diante da sociedade.

O Sagrado feminino é um movimento de despertar, cura, conexão e empoderamento de mulheres. É um mundo de mistérios e clareza. É permitir que a mulher, e não só ela mas ambos os sexos, desperte em seu interior a energia feminina.

TEORIA DO YING YANG As manifestações clínicas das patologias também podem ser avaliadas pela teoria yin-yang. Alguns indícios de desequilíbrio yin são sensação de frio, palidez, quietude, umidade, secreções fluidas e claras.

Ingestão moderada de alimentos quentes. Outros alimentos interessantes: gengibre, alho-poró, peras, cerejas, carpa, milho.

Continuar lendo Qual é a energia Yin?