Qual a emoção mais antiga?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

"A emoção mais antiga e mais forte do homem é o medo" - H. P. Lovecraft.

Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração.

O medo é a emoção que mais predomina no momento da pandemia e compreendê-la é muito importante. O medo é uma reação que temos diante de um perigo, diante de algo que pode nos causar algum dano físico ou psicológico.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

Empatia

Desde que o mundo é mundo a maioria das pessoas não sabe o que é empatia. São tipos que adoram opinar sobre a vida alheia.

Medo da morte. Por fim, chegamos ao que é considerado o alvo de muitas incertezas e o pior medo de todos: a morte. Segundo Hill, a principal fonte que leva ao medo da morte são as crenças religiosas, que, mais uma vez, nos fazem temer o futuro e a existência de outros mundos diferentes do que vivemos.

Ancraofobia

Ancraofobia ou anemofobia: medo irracional do vento
Não sopre ao pé destas pessoas.

Aracnofobia é, pela definição, o medo de aranhas. E pode ser irracional em muitos casos. Seja qual for o caso, aracnofobia é prevalente em milhões de pessoas ao redor do mundo.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Segundo Paul Eckman, existem 6 emoções básicas universais: medo, nojo, raiva, surpresa, felicidade e tristeza. Eventualmente, Eckman expandiu a lista para incluir emoções como vergonha, excitação, orgulho, satisfação, entre outras. Contudo, todas essas “novas” emoções não são consideradas emoções básicas universais.

O primeiro contato com esse universo ocorre através das emoções básicas, que são alegria, raiva, surpresa, medo, aversão e tristeza. Essas emoções dão o contorno e propiciam o desenvolvimento para as emoções complexas que são: constrangimento, empatia, inveja. Essas emoções surgem em torno dos 18 meses aos 24 meses.

O nojo é uma emoção primitiva, caracterizada por repulsa e afastamento, associado com evitação e distanciamento do estímulo. De uma perspectiva evolucionista, nojo é um mecanismo de defesa. O olfato tem importância na comunicação sexual e está associado à atração e à repulsa.

A principal função do nojo é evitar qualquer tipo de estímulo que possa provocar uma intoxicação. Além da questão da ingestão, o nojo também está associado a um caráter mais social, como por exemplo, por meio da rejeição de estímulos sociais, situações ou pessoas tóxicas.

Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação. Todos os seres humanos ficam ou já ficaram tristes em algum momento de suas vidas. Está é uma condição natural de todos os indivíduos.

Alegria, medo, tristeza e raiva: a importância das 4 emoções básicas.

Tipos de emoções e sentimentos

  • Alegria.
  • Tristeza.
  • Medo.
  • Raiva.
  • Nojo.
  • Desprezo.
  • Surpresa.

As 5 emoções são:

  • Raiva (elemento Madeira), que está ligada ao fígado.
  • Alegria (elemento Fogo), que está ligada ao coração.
  • Tristeza (elemento Metal), que está ligada ao pulmão.
  • Preocupação (elemento Terra), que está ligada ao baço.
  • Medo (elemento Água), que está ligado ao rim.

No estágio mais agudo, este sentimento ganha uma versão extrema e perigosa: o ódio! Que como dito popular, é capaz de cegar e despertar os mais primitivos instintos, afinal, literalmente, o ódio mata. Mata pessoas, relacionamentos.

O amor

O amor é o maior sentimento do mundo ele é infinito e tem uma força enorme sobre nos porque a medida que o tempo passa além de crescer esse sentimento ele nos muda para sermos pessoas melhores, e será assim até o fim, estou te dando meu amor até meu coração parar de bater.

O amor

O amor é considerado um dos sentimentos mais complexos do homem. Ele é capaz de demonstrar carinho, cuidado, afeto e, ao mesmo tempo, abarcar outras emoções — entre elas, a decepção.

Os maiores medos das pessoas

  • Medo da rejeição. Aquela crença de que é preciso de aprovação dos outros é o que gera o medo da rejeição. ...
  • Medo de ficar sozinho. ...
  • Medo de fracassar. ...
  • Medo da incerteza. ...
  • Medo de tragédias. ...
  • Medo do julgamento. ...
  • Medo da mudança.