Qual a duração média de um pneu?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.

Um índice de entre 200 e 280 é habitual em pneu desportivos de estrada, mas brandos e com pouco profundidade de desenho do piso. Um índice de 350 é uma boa referência como pneu de duração média. Assim, qualquer pneu cujo Treadwear seja superior, será, porventura, um pneu com maior durabilidade.

alguns sites especializados apontam sim a Goodyear como a marca de pneus que dura mais. Com destaque para linha Assurance, Eagle e EfficientGrip para diversas propostas para carros de alta performance, esportivos e carros de passeio (inclusive SUVs) - todas com foco em economia de combusrível e durabilidade.

Quantos quilômetros dura um pneu?

MODO DE DIRIGIRDURABILIDADE MÉDIA DOS PNEUS
Condução moderadaAté 75 mil quilômetros
Condução normalEntre 40 e 50 mil quilômetros
Condução esportivaCerca de 10 mil quilômetros

96.000

A Michelin garante a durabilidade de pneus novos de até 96.000 quilômetros rodados ou até 10 anos no máximo, a partir da data de fabricação.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.

5 anos

Hoje em dia, os carros são fabricados para durar, em média, até 200 000 quilômetros. O mais comum é atingir essa quilometragem depois de uma década de uso. Portanto, aos 5 anos – e com quilometragem abaixo de 200 000 –, o carro pode, sim, ser considerado novo.

Isso permite que o desgaste entre os pneus seja uniforme, garantindo vida mais longa. O rodízio dos pneus Dunlop pode ser feito logo ao notar diferença de desgaste entre os pneus dianteiros e traseiros, ou geralmente entre 5.000 km e 10.000 km.

Quando falamos em durabilidade dos pneus, também é importante mencionar o Tread Wear Indicator (TWI). Trata-se de uma marcação na banda de rodagem, que, quando atingida pelo desgaste, quer dizer que está a hora de trocar os pneus.

Como saber qual a velocidade máxima que o pneu suporta? Para saber de fato qual o Índice de velocidade do pneu é preciso saber qual letra aparece ao final. No caso do pneu de exemplo do artigo, aparece a letra H. Dessa forma, o índice máximo de velocidade do BLUEARTH AE-01 é 210 km/h.

A lista a seguir considera aspectos como durabilidade, segurança, custo-benefício, estabilidade, aparência e desgaste.

  • Bridgestone. ...
  • Michelin. ...
  • Goodyear. ...
  • Continental. ...
  • Pirelli. ...
  • Yokohama. ...
  • Dunlop. ...
  • Nexxen.

Atualmente os melhores pneus para consumo de combustível na cidade são:

  • PNEU MICHELIN LATITUDE TOUR HP.
  • MICHELIN PRIMACY 3.
  • CONTINENTAL POWERCONTACT.
  • BRIDGESTONE ECOPIA.

Na dúvida entre qual é o melhor pneu, Firestone ou Goodyear, a resposta é que você vai estar muito bem servido com essas marcas de pneu. Apesar da Goodyear ser mais reconhecida e ter mais opções de pneu, a Firestone também é uma empresa ótima, com linhas bem versáteis para atender a todos os tipos de carro.