Qual a duração do álcool no organismo?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O álcool pode ser detectado por testes de sangue, urina, saliva, respiração e até cabelo! No sangue ele pode ser detectado em até 12 horas depois do consumo; na urina de 12 a 24 horas e, se o consumo for elevado, por mais de 72 horas; na saliva em até 12h e no cabelo por até 90 dias.

3- É proibido ingerir bebida alcoólica na véspera do exame de sangue? Sim! A partir do momento em que a pessoa ingere bebida alcoólica, ele deve aguardar pelo menos 72 horas para fazer a coleta de sangue.

Dirija apenas 24 horas depois de beber
Embora a metabolização completa do álcool aconteça em até 6 horas, não é recomendado dirigir no mesmo dia em que se bebe. Isto porque, mesmo depois de eliminado do organismo, o álcool provoca alguns efeitos adversos que podem atrapalhar a concentração no trânsito.

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica. Fonte: USP.

No caso do paracetamol e da dipirona, que são substâncias bastante conhecidas, a velocidade de eliminação do medicamento do sangue vai ser mais rápida com a bebida. Portanto, o efeito será menor.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Para desintoxicar o fígado, não há necessidade de qualquer esforço dramático ou doloroso. É possível fazer isso apenas mudando alguns hábitos alimentares, durante um curto período, que pode ser — acredite! — de até uma semana.

Consumir as frutas que tem potencial antiinflamatório e alimentos de coloração arroxeada, como repolho roxo ou a beterraba também ajudam o fígado mais limpo”, diz Silvia Ferolla, nutricionista.

O ideal é não consumir bebidas alcóolicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.

Sim, a bebida alcoólica pode afetar os exames de sangue e urina, principalmente, os valores de triglicérides. Um copo de vinho ou uma latinha de cerveja na véspera do exame pode elevar os níveis considerados aceitáveis de triglicérides, falseando os resultados.

O motorista não pode ingerir nenhuma lata de cerveja alcoólica se for dirigir. A tolerância é zero no etilômetro. Portanto, se consumir 1 lata, já será detectado no teste do etilômetro. O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de aproximadamente 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora.

Não adianta tentar escapar do teste do bafômetro: na prática, nenhuma das estratégias para “enganar” o aparelho funciona. Caso você tenha sido multado por dirigir sob a influência de álcool ou por se recusar a soprar o bafômetro, é possível tentar reverter a situação. Basta apresentar recurso contra a infração.

Ao condutor, é possível verificar se o aparelho está vistoriado por meio dos números de registro do aparelho, informados no auto de infração, junto aos dados do condutor e dos níveis alcoólicos apresentados no exame. A verificação pode ser feita por meio do Portal de Serviços do INMETRO nos Estados (PSIE).

Consumo diário máximo de álcool recomendado
Considera-se que o consumo aceitável de bebidas alcoólicas é aquele que não é diário e não ultrapassa a quantidade de 20 gramas de álcool em um único dia para mulheres e pessoas idosas ou 30 gramas de álcool por dia para os homens.

Estimula a irritação da mucosa estomacal, causando a gastrite, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, hepatite, cirrose, distúrbios do sistema nervoso e danos a órgãos como fígado, coração e pâncreas. Por isso, é necessário tomar cuidado ao beber.