Qual a duração de uma cesárea?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

É variável. Depende se se trata da primeira cesariana ou se há cesarianas anteriores. Se é uma cesariana em ausência ou em trabalho de parto. Mas, normalmente, varia entre 30 a 60 minutos.

No caso de mães que passaram por um parto cesárea é preciso ficar pelo menos 72 horas internada, já que passaram por um procedimento cirúrgico e precisam ficar um tempo em observação, sem contar que as dores impedem que a mulher saia normalmente logo após o parto.

Logo após a cirurgia da cesariana, deve-se permanecer um tempo em jejum e a mãe só se alimenta no soro. De 4 a 6 horas após a cesária ela já começa a ingerir alimentos mais leves, como sopa. Depois, durante os dias de resguardo, não há restrições alimentares além dos produtos industrializados.

A raquidiana é a anestesia usada no parto cesáreo. O procedimento para aplicação é o mesmo da peridural, no entanto, a agulha é inserida no espaço posterior ao líquor, mas antes da medula óssea. A anestesia raquidiana usa uma quantidade menor de anestésico e é aplicada uma única vez.

A anestesia aplicada pode ser raquidiana, peridural ou geral e os médicos indicam que a mulher esteja pelo menos por oito horas em jejum absoluto, para evitar possíveis complicações com a anestesia.

Após a raqui é importante o repouso e o cumprimento do pós operatório. Recentemente, o tempo diminuiu de 24 para 12 horas, mas às vezes é pedido somente 6 horas de repouso. Além disso, há uma série de medidas que podem ser tomadas quando a mamãe apresenta a cefaleia pós raqui, todas elas muito eficazes.

A forma de anestesia mais comum para a cesárea é a espinhal, raquidiana ou raquianestesia, no qual a mulher fica sem a sensibilidade dos membros inferiores, do umbigo para baixo.

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

Durma em uma posição confortável
Mesmo assim, não existe uma posição recomendada para todas, e você pode se deitar conforme for mais confortável. Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.

No período inicial é aconselhado maior repouso e a dor dos primeiros dias pode ser tratada com anti-inflamatórios e analgésicos. Aproximadamente 20 dias depois, com orientação médica, a mulher pode fazer exercícios, que ajudam a estabilizar o corpo e reduzir a sensibilidade com a cicatrização da cirurgia.

Intestino. Após o parto, o intestino da mulher fica mais lento e o aumento do volume da barriga é decorrente do acúmulo de gases. Esse acúmulo é intensificado caso a via de parto tenha sido cesárea, pois além das alterações hormonais, há o trauma da cirurgia propiciando uma lentidão acentuada do trânsito intestinal.

Pode beber água ou chá (com ou sem açúcar) até duas horas antes da cirurgia.

Posso tomar água? O jejum é uma prática que os hospitais adotam antes de praticamente todo procedimento, por precaução. Se por acaso a mulher tiver que se submeter a uma anestesia geral de urgência, existe o risco de ela aspirar o conteúdo do estômago, o que causaria uma complicação grave.

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

As principais dificuldades da anestesia geral para cesariana são o manejo de vias aéreas (potencialmente mais difícil), alto risco de aspiração pulmonar, alta incidência de consciência intraoperatória da gestante e de depressão neonatal no pós-parto imediato.

A presença de náuseas e vômitos pós operatório (NVPO), não determina uma complicação grave, porém aumenta os custos e a estadia hospitalar, postergando a alta dos pacientes. Muitos fatores estão relacionados à maior incidência de NVPO.

As causas mais comuns de falhas na raquianestesia são devidos a problemas técnicos a injeção ou concentrações insu- ficientes do ariestésico; envelheci11iento ou perda de potência das soluções, e, posicionamento defeituoso do paciente.

Como se depilar para o parto cesárea
No caso do parto cirúrgico, Mariana Halla conta que não é necessário fazer a depilação antes da internação. A depilação poder ser feita no momento do parto, em ambiente hospitalar, o que resultará em uma menor colonização de microrganismos patogênicos.

Para as gestantes que usam apliques, cílios postiços e objetos metálicos pelo corpo, é preciso retirar todos os acessórios para a hora do parto, pois pode ocorrer alguma intercorrência e ser necessário à utilização do bisturi elétrico. Já a maquiagem e os esmaltes não interferem nem no parto normal, nem na cesárea.