Qual a duração de um dia na Lua?

Perguntado por: vassis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

29,5 dias

1. Um dia na Lua equivale a quantos dias na Terra? Um dia na Lua dura até 29,5 dias terrestres. No entanto, como acontece com todos os corpos do Sistema Solar, é necessário distinguir entre diferentes tipos de dias considerando períodos também diversos.

Na verdade, apenas duas fases da Lua são visíveis durante o dia: crescente, pode ser vista a tarde; minguante, pode ser vista pela manhã. A lua nova também está no céu durante o dia, mas não a vemos porque sua face iluminada não está voltada para a Terra. Só a lua cheia é 100% noturna.

Existe, sim. No nosso satélite, o Sol nasce e se põe normalmente, como acontece na Terra. A diferença principal é que, por lá, o fenômeno ocorre num intervalo de tempo muito maior. Compare: por aqui, o astro aparece e some mais ou menos a cada 12 horas.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.

A Lua nunca teve uma hora independente da terrestre. Cada missão lunar tem seu próprio horário particular, sempre vinculado à zona terrestre conhecida como Tempo Universal Coordenado (UTC), que equivale a uma ou duas horas a mais que o horário peninsular espanhol, dependendo da época do ano.

A fonte principal de luz na Lua é o Sol, assim como na Terra. E isso já gerou muita confusão, por que muita gente não entende por que é que há sombras diferentes nas fotos da Lua se o Sol “seria” a única fonte de luz.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

A lua pode ser vista durante o dia graças às diferenças no horário do seu surgimento no céu e pela inclinação dos raios solares.

Todo o regolito da Lua é composto de aproximadamente 45% de oxigênio, mas toda essa quantidade de substância que pode ser respirada por pulmões humanos está fortemente ligada a minerais como sílica, alumínio e óxidos de ferro e magnésio.

Como a Lua não tem atmosfera nem água, os componentes do solo não erodem quimicamente como na Terra. Rochas com mais de 4 bilhões de anos são encontradas na superfície, fornecendo informação sobre a história primordial do sistema solar, inexistente na Terra.

O “desaparecimento” da Lua é algo comum durante a fase da Lua Nova. Nesse período, explica o cientista, é que devemos mirar os telescópios para o céu com o intuito de observar melhor outros corpos celestes. "Muita gente acredita que a fase da Lua Cheia é a melhor fase para se usar o equipamento.

Ao contrário do que muitos pensam, não existe um lado permanentemente escuro na Lua, mas sim um que nunca vemos da Terra. Ela é iluminada pelo Sol durante os seus movimentos de rotação e translação, com a luminosidade atingindo todos os lados durante o processo.

Não, a Lua brilha porque sua superfície está refletindo a luz emitida pelo Sol. Da mesma forma, podemos ver outros planetas do nosso Sistema Solar no céu noturno como "estrelas brilhantes" porque esses corpos estão refletindo a luz do Sol.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Quanto maior a gravidade, mais lento o tempo fica. O inverso também é verdade, quanto menor a gravidade, mais rápido o tempo passa.

Dependendo da nossa posição e velocidade, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar em relação aos demais num outro local e altura. Para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), isso significa envelhecer ligeiramente mais devagar do que as pessoas na Terra.

A contagem de tempo não fica fora da lista e, exatamente por isso, astronautas e cientistas usam uma definição diferente para realizar cálculos e medições: ano-luz. Ano-luz é, portanto, como funciona a contagem do tempo para astronautas no espaço.

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

No céu, enquanto o sol nasce e vai se deslocando para a direção oeste, a Lua nasce. Ou seja a Lua está sempre a leste do sol.

A Lua é cheia no Brasil e também no Japão. Tem um lado que não se vê, mas não é escuro não. Quatro fases a se discutir, sempre enfeitando o céu. Nova, crescente, cheia e minguante, cumprem seu papel.