Qual a durabilidade do motor Zetec Rocam?

Perguntado por: esales . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Já no Zetec, é comum pegarmos veículos a partir dos 20.000km que já começam a apresentar vazamento por sua carcaça.

O Zetec Rocam era uma versão mais barata do Zetec-S com um came e oito válvulas. Como resultado, esse mecanismo exibe um comportamento mais áspero, produzindo mais vibração e ruído. Os roletes nas alavancas tipo dedo, que movimentam as válvulas, era a inovação desse motor da Ford.

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros.

A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km.

Com o motor Zetec, caiu para 22,38 s. A diferença dos 80 km/h aos 120 km/h assusta ainda mais: 44,18 s antes, 16,31 s hoje. O nível de ruídos caiu, o que reflete o funcionamento mais suave e preciso do motor Zetec, nem de longe lembrando o barulho de máquinas de costura a pedal do Endura.

O Zetec Rocam (abreviação de Rollback Camshaft), é o mais popular em relação a outras variantes. Na Europa, era comercializado como Duratec 8V. Ele passou a ser usado a partir de 2000, no Fiesta e Ka, e posteriormente no EcoSport nas versões 1.0 e 1.6 (inclusive na versão 1.0 com supercharger na EcoSport e Fiesta).

1) Desempenho e Consumo
Com álcool no tanque de gasolina ele faz 9,2 km/L na cidade e 10,7 km/L na rodovia. Quando abastecido com gasolina é possível fazer a 13,4 km/L e 15, 5 km /L, respectivamente.

A Ford comemorou a produção de 3 milhões de motores Zetec Rocam, que equipam os modelos Ka, Fiesta e Courier. O propulsor é feito na fábrica de Taubaté (SP).

O motor Zetec, começou a circular no Brasil em 1995 nos modelos importados Mondeo e Contour 1.8 e 2.0 16v, posteriormente no Fiesta, com motores 1.0 8v, 1.6 8v e 1.4 16v; na Courier com motores 1.4 16v e 1.6 8v; no Escort MK7, foram oferecidos o 1.6 8v e o 1.8 16v; posteriormente no Focus com motores 1.6 8v, 1.8 16v e ...

A Ford recomenda sempre o óleo Motorcraft 5W30 para os motores Zetec Rocam 1.0 8V e 1.6 8V, Duratec 2.0, 2.3 e 2.5, Ecoboost 2.0 assim como os motores Sigma 1.5 16V e 1.6 16V.

Durabilidade: o motor à diesel dura mais tempo do que o motor à gasolina, devido à sua robustez. É importante lembrar que o motorista deve fazer sua parte e tomar os devidos cuidados com o veículo, o que garante também uma boa revenda.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km.

Quando estiver dirigindo, observe se o velocímetro se movimenta da forma correta. Não apenas o hodômetro e o GPS, como também outros sinais mais sutis, auxiliam na descoberta de quilometragem alterada. Só para ilustrar, vale a pena pedir para ler o manual do carro.

A média de quilometragem que um veículo novo percorre durante um ano é de 15 mil a 20 mil quilômetros. Esse pode ser um parâmetro para saber se a quilometragem marcada no hodômetro está de acordo com o tempo de uso.

De acordo com a Ford, está é versão mais potente da história, sem contar os Shelby. O Mustang Dark Horse tem motor Coyote V8 5.0 de quarta geração. Conforme a marca, são 500 cv de potência e 57,8 mkgf de torque.

Características: Nos veículos com motores Zetec Rocam (sistema EEC V), existe somente um sensor de temperatura da água. Esse sensor serve para informar a temperatura à central do sistema de injeção, UCE – Figura 1. Nesses veículos, a UCE está ligada ao sensor e ao indicador de temperatura no painel de instrumentos.

A configuração mais popular da linha Ford Ka 2010 contava com motor 1.0 8V Flex Zetec Rocam. Esse propulsor desenvolve até 73 cv com etanol. Com gasolina, a potência cai para 69 cv.

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Com motor 1.6 flex em suas versões da linha 2019, o Ford Fiesta apresenta um bom desempenho. Na cidade, o consumo de combustível fica em 11,6 km/l, já na rodovia, alcança 14,2 km/l. Baixe um guia completo sobre como reduzir o consumo de combustível!

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