Qual a durabilidade da madeira jequitibá?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Optar pela Madeira Jequitibá vai fazer com que as peças produzidas tenham uma durabilidade superior, o que garante que esse móvel vai durar por anos, até mesmo atravessando diferentes gerações.

Pensando em sustentabilidade a madeira do Jequitibá pode ser utilizada em vários projetos: móveis, brinquedos, assoalhos, forros, esquadrias, construção civil, obras internas, folhas faqueadas, entre outros. Da sua casca é extraído a tanino que serve para o curtimento de couro e também tem poder desinfetante.

Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.

R$ 33,82.

Peroba-Rosa

A Peroba-Rosa, também conhecida como Peroba-do-Campo ou simplesmente Peroba, é uma das madeiras que se destacam no que diz respeito a resistência às pragas como os cupins. Possui uma trabalhabilidade moderadamente fácil, de acordo com os dados apresentados pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Algumas opções de madeiras resistentes para o seu projeto são: Ipê, jatobá, cumaru, eucalipto e itaúba.

Ipê

A madeira Ipê é a primeira da nossa lista sendo a principal referência de madeira quando o assunto é resistência à umidade. Ela também possui alta resistência à intempéries e uma alta durabilidade. Não é por acaso que Ipê em Tupi significa “casca dura”.

Temos outras espécies de madeiras nativas com boa durabilidade também, como o Cumaru, com alta resistência à umidade e ao ataque de brocas e fungos. Além de Ipê, Maçaranduba, Pitomba, Eucalipto, Púbis, Cedro, Peroba, Jatobá e Itaúna.

Madeiramento para telhado: as 5 melhores madeiras

  1. 1 – Garapeira. Também conhecida como garapa, a madeira garapeira é uma escolha comum em madeiramento para telhado. ...
  2. 2 – Cambará ...
  3. 3 – Eucalipto Tratado. ...
  4. 4 – Angelim Pedra. ...
  5. 5 – Sucupira.

As madeiras nobres são mais pesadas, densas e apresentam alta resistência ao ataque de fungos e insetos por terem mecanismo de defesa que inibe o ataque desses organismos.

É o caso do jequitibá-rosa (Cariniana legalis), jequitibá-branco (Cariniana estrellensis), jequitibá (Cariniana domestica) e jequitibá-açu (Cariniana ianeirensis).

Ipê

Madeira Ipê
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

Madeira MDP
O MDP possui uma aparência muito semelhante à da madeira maciça e tem a vantagem de ser mais barato.

Cedro. Umas das madeiras mais versáteis para confecção de móveis, aceita lixamento sem rachar.

Dependendo da dimensão e formato da madeira serrada, algumas lojas chegavam até R$ 5.000,00 o metro cúbico.

As melhores atrações para visitar em Alto Jequitibá são:

  • Parque Cachoeira das Andorinhas.
  • Igreja de São José
  • Fertilizar Agro.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

Muito usada na construção civil, a aroeira-do-sertão é conhecida por sua qualidade e grande resistência ao ataque de cupins. Essa 'imunidade' é atribuída à lectina, proteína presente em diversos organismos e que, nesse caso, funciona como um inseticida natural.

A melhor forma de evitar uma infestação de cupins é proteger a madeira com produtos específicos, como o Penetrol Cupim. Este produto tem ação inseticida é de fácil aplicação e seca completamente em 24 horas, permitindo tratamentos posteriores como pintura ou envernizamento.

Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.

DURABILIDADE: A madeira de ITAÚBA-PRETA, em condições adversas, é considerada de resistência muito alta ao ataque de organismos xilófagos, segundo observações práticas a respeito de sua utilização.