Qual a durabilidade da madeira de pinus?

Perguntado por: lmenezes9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

até 50 anos

Por ser uma madeira clara, o pinus é mais suscetível ao ataque de cupins e fungos, como lembra Chiumento. Mas, se o mobiliário for bem selecionado e cuidado, pode ter vida útil de até 50 anos.

Também permite o contato, sem danos, com água e o solo. Uma das vantagens é que o tratamento não muda as características da madeira: pode ser pintada, revestida ou receber cola. A condutibilidade térmica e elétrica também não é alterada.

A pinus tem uma boa resistência, ela é mais suscetível a sofrer com ataques de cupins e fungos, mas tende a receber um tratamento antes de ser transformada em móvel ou piso que ajuda na resistência e a evitar esse problema. Para fazer sua manutenção um simples pano úmido ou com um pouco de sabão neutro pode ajudar.

Como tratar a madeira de Eucalipto e Pinus

  1. Se possível faça o gradeamento da madeira. O ato de gradear a madeira, possui como objetivo a diminuição de sua umidade, evitando assim o surgimento de cupins. ...
  2. Utilize óleo queimado. ...
  3. Utilize um fungicida. ...
  4. Tratamento da Madeira de Eucalipto e Pinus em Autoclave.

Falando especificamente do eucalipto, Franciele Fraga, arquiteta pela Universidade Federal de Pelotas, destaca que, “em geral, ele é bem mais pesado e mais duro do que o pinus.

Teca

A madeira mais resistente ao tempo é a Teca, madeira de uso naval, com características dominantes: não empena, resiste à ação do tempo, sol, chuva, calor, frio e umidade. Possui um conservante natural resistindo à ação dos insetos, cupim etc.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

Para cuidar da madeira pinus nunca use abrasivos, invista em pano macio e água com sabão neutro para higienizar as peças fabricadas com o material. Para fazer a manutenção do brilho e cor das tábuas de madeira pinus, você pode investir em vernizes específicos.

Verniz Isolare Para Madeira Incolor: madeiras como o Ipê, nó de Pinus, Grapia, Itaúba e o Cumaru, produzem uma resina natural que pode manchar e comprometer o acabamento. Para isso não acontecer, a solução ideal é o Isolare da Montana, verniz isolante e penetrante para tratamento de madeiras resinosas.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

R$ 100,80 no boleto ou R$ 105,00 no cartão.

Já o valor médio da resistência ao cisalhamento da madeira do Pinus merkusii foi superior ao da araucária (variável entre 5,5 a 7,8 MPa, conforme a região do Estado de São Paulo).

Mais liso e bem-acabado. Mas calma lá. O MDF de Pinus tem um trunfo. Em comparação com o MDF de Eucalipto, ele é mais resistente às variações de temperatura e também ajuda a evitar cupins e outros insetos nocivos ao móvel.

Você vai precisar de:
Misture 10 colheres de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Com as luvas, use a escova de limpeza para esfregar a área afetada.

1 – Hidrate com óleo mineral
Após a absorção da última camada, retire o excesso com um pano seco e limpo. Espere absorver totalmente antes de usar. A manutenção pode ser feita mensalmente, quando a tábua ficar fosca ou demorar para secar ao ser lavada.

As espécies que melhor se adaptaram em solo brasileiro foram Pinus elliottii e Pinus taeda, introduzidas por meio de sementes importadas do seu habitat natural, os Estados Unidos. Em menor escala, foram plantados no Brasil o Pinus caribaea e o Pinus oocarpa, oriundos do Caribe.