Qual a durabilidade da cola PU?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Para áreas externas com alta incidência de sol ou muito movimentadas o poliuretano pode ter seu tempo útil reduzido. Já em áreas internas e com pouca movimentação o material pode durar ainda mais tempo. Entretanto, mesmo nessa diante dessas adversidades, o poliuretano pode durar anos sem a necessidade de refazê-lo.

O tempo de secagem e cura da cola PU pode variar dependendo do tipo de adesivo, das condições de temperatura e umidade, e da espessura da camada aplicada. No entanto, em geral, a cola PU pode levar cerca de 2 a 4 horas para secar ao toque e 24 a 48 horas para curar completamente.

O PU40 é mais duro, possui efeito emborrachado é e comumente utilizado em locais que sofram menos movimentações. Já o PU30 possui consistência mais gelatinosa, podendo ser utilizado em locais que sofram maiores movimentações.

Limitações do Selante PU:
Não deve ser aplicado em superfícies úmidas ou molhadas; Resistência à alta temperatura limitada; Variedade ampla de formulação, pode levar às mais diversas qualidades de selante pu.

12 meses

Validade de 12 meses a partir da data de fabricação.

Confira os 4 melhores produtos para vedar calhas

  • Selante Calhas & Rufos Solufix. ...
  • Solufix PU Construção. ...
  • PU 40 Flex. ...
  • PU 30 Elastic.

Entenda para que serve a Cola PU
Essa cola de poliuretano possui apenas a característica de unir duas superfícies que são de baixas movimentações. Sendo assim, esse produto é conhecido como um selante estrutural, utilizado tanto para a colagem de superfícies e também para a vedação entre elas.

Para rejuntar revestimentos e pisos em geral, fornecendo ótimo acabamento e impedindo a passagem da umidade, use o selante PU40 multiuso quartzolit. Quer saber mais? Confira também as principais dúvidas sobre o selante PU.

Caso a cola ainda não esteja seca, é possível tentar realizar sua retirada utilizando álcool ou acetona, tirando assim todo e qualquer vestígio. Caso a cola que está em contato com as mãos já esteja seca, é indicado que se deixe a área submersa em uma mistura de água morna com sabão em pó por alguns minutos.

Livre de solvente, o selante PU 40 apresenta enorme resistência a intempéries e pode ser aplicado em serviços de áreas internas e externas. O tempo de cura é de 2 a 3 mm em 24 horas (25°C e 50% de umidade relativa do ar).

O PU 40 pode ser aplicado em juntas de dilatação de pisos internos, calhas, vidros, pias e juntas sanitárias, na colagem ou fixação de chapas metálicas e também para a vedação em pré-moldados e portas e janelas.

Rodrigues diz que o PU é bom para colar tudo, mas como ele é mais duro, não tem a flexibilidade do silicone, não é indicado para vidros porque pela sua dureza pode danificar o material, trincar o vidro. O silicone, além de dar aderência, serve para selar, ele alonga e estica.

ADESIVO EPÓXI

ADESIVO EPÓXI
É muito forte, durável e resistentes à água. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e não-porosos como metal, madeira, vidro, Page 4 plástico, borracha, etc.

Diferença entre PU Construção e PU 40:
Os dois são usados para os fins descritos acima, porém o PU 40 foi desenvolvido para oferecer maior resistência garantindo uma boa elasticidade. Um PU 55, por exemplo, terá sim uma resistência maior que o 40, porém já não tem a mesma elasticidade.

Chega ao mercado o Tira Silicone Gel, considerado único produto capaz de remover silicone e PU (poliuretano) em vidros, plásticos, metais, pedras e porcelana.

A temperatura que o tubo poliuretano pode trabalhar é de -30°C até +60°C.

É um produto indicado para vedação de juntas de dilatação, horizontais e verticais, e colagens de materiais diversos da construção civil.

Os selantes são classificados a partir da medida conhecida como dureza Shore, seguindo uma regra: quanto menor o número indicado, menor é a dureza do produto, ou seja, mais flexível ele é. Sendo assim, a diferença entre os selantes PU30 e PU40 está relacionada à elasticidade.

Diferente do pu, o silicone utiliza apenas um tipo de polímero em sua construção, não sendo necessário a mistura de dois ou mais para a sua reação de cura ocorrer.