Qual a droga mais usada pelos jovens no Brasil?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Maconha

E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista. A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida.

As meninas são mais expostas a essa iniciação precoce: 36,8%, contra 32,3% entre os meninos. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, divulgada hoje (10) pelo IBGE. A pesquisa retrata a saúde de estudantes de todas as regiões do país e traz temas como violência, saúde mental e uso de drogas.

Maconha é a droga ilícita mais consumida
E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista. A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida.

Heroína

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

A cocaína tem o aspecto de um pó branco e cristalino (é um sal, hidrocloreto de cocaína). Pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração da droga, que normalmente se apresenta sob forma de pó.

Cada 5g de cocaína seria vendida por R$ 300, de acordo com a investigação.

Drogas mais viciantes no Brasil

  • Heroína. Embora não tão consumida em nosso país, comparada a outras drogas e talvez por conta do alto preço, a heroína ainda pode ser encontrada, mas de forma menos fácil. ...
  • Cocaína. ...
  • Nicotina. ...
  • Calmantes. ...
  • Álcool. ...
  • Benzodiazepínicos. ...
  • Cannabis.

O secretário nacional antidrogas, Paulo Uchôa, apresenta neste momento resultado de um levantamento feito em 2002 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrit), que aponta o álcool como a principal droga consumida no País.

A mesma pesquisa aponta que a maconha é a droga mais consumida, com prevalência de 7,7%, mais do que o dobro da segunda colocada, a cocaína, com 3,1%.

Se o adolescente sentiu prazer usando a droga, ele deu uma opção a mais - até então desconhecida - para o seu corpo em busca de prazer. Principalmente nos momentos em que estiver sem nada para fazer, ou não gostar do que estiver fazendo, ou mesmo para "turbinar" o que estiver sentindo.

Mau desenvolvimento da memória. Uma das consequências das drogas na adolescência é que as substâncias químicas das drogas, atingem negativamente a capacidade de memorização, especialmente da chamada memória curta, ou seja, aquela que é utilizada para realizar as tarefas cotidianas.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que jovens da classe A são os maiores consumidores de drogas do País.

As drogas mais comumente usadas pelos jovens são álcool, tabaco e maconha. Recentemente, mais jovens começaram a fumar tabaco e maconha. Ainda há muito que não sabemos sobre os perigos da vaporização. Algumas pessoas adoeceram inesperadamente ou morreram após a vaporização.

maconha

A maconha, por sua vez, é a droga ilícita mais usada no Brasil. Apesar de ainda ser ilegal no país, o uso da maconha tem se tornando cada vez mais comum entre os jovens. Dados do CEBRID apontam que cerca de 26,3% dos estudantes brasileiros já experimentaram maconha pelo menos uma vez na vida.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.