Qual a droga mais usada no EUA?

Perguntado por: acorte4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Metanfetamina

Metanfetamina supera cocaína como droga mais popular nos Estados Unidos. O consumo de metanfetamina nos EUA acaba de superar o consumo de cocaína, de acordo com uma pesquisa realizada pela National Association of Counties (NACO), que foi divulgada esta semana.

cannabis

A cannabis é a droga mais consumida no mundo, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2022, apresentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas ( UNODC). Em 2020 mais de 4% da população mundial de 15 a 64 anos (209 milhões de pessoas) havia usado cannabis no último ano.

A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 4 milhões de consumidores no último ano, seguido por Brasil (2,8 milhões), os demais países sul-americanos (2,4 milhões), Reino Unido (1,1 milhões), Espanha (0,8 milhões) e Canadá (0,5 milhões), segundo dados citados no estudo.

Maconha

Maconha - Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Em termos de usos habituais, cerca de 3,2% de todos os brasileiros consumiram alguma substância ilegal, o que equivale a quase 5 milhões de pessoas.

O ecstasy, o LSD e o lança-perfume são drogas geralmente consumidas por pessoas com maior poder aquisitivo, já que têm um alto custo e são mais difíceis de serem encontradas. São comuns em bares e boates da moda e em festas raves.

cannabis

A cannabis é a droga mais consumida na Europa e, segundo as estimativas, corresponde a cerca de 38 % do mercado retalhista de drogas ilícitas, no valor de mais de 9,3 mil milhões de euros por ano (entre 8,4 e 12,9 mil milhões de euros).

Segundo a reportagem, depois da maconha, a cocaína é a droga mais consumida pelos franceses, utilizada regularmente por mais de 2 milhões de pessoas, "até mesmo por esportistas de alto nível". Em vinte anos, o número de usuários foi multiplicado por quatro, ressalta a matéria.

1. Beladona. Conhecida cientificamente como Atropa belladonna, a Beladona é uma planta venosa, cujos primeiros registros datam o século IV a.C. (antes de Cristo).

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

1. Sibutramina. A sibutramina é um dos medicamentos mais conhecidos e usados para emagrecer. Ela atua mexendo em alguns neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, e com isso, reduzindo o apetite.

NOVA YORK - Há um “claro consenso da ciência de que a maconha é muito menos prejudicial para a saúde humana que a maioria das outras drogas proibidas e é menos perigosa do que substâncias altamente viciantes, mas perfeitamente legais, como álcool e tabaco”.

RIO — Os cogumelos alucinógenos, também conhecidos como cogumelos mágicos, são as drogas recreativas mais seguras, afirma o estudo Global Drug Survey 2017.

O mesmo levantamento apontou Florianópolis como a capital com maior consumo de cannabis. Em uma pesquisa de 2018, chamada Cannabis Price Index 2018, no entanto, estabeleceu-se que a cidade de São Paulo é a 14ª do mundo onde mais se fuma maconha, sendo 16,55 toneladas consumidas todos os anos.

Há países com leis duras e tolerância zero, como a Suécia, que tem índices baixos de consumo, doenças e crimes relacionados a drogas; e há exemplos contrários, como o Irã, onde leis severas não evitam um cenário terrível de vício.

Há décadas, Singapura e Malásia têm pena de morte para o tráfico de drogas. Os turistas que chegam ao Sudeste Asiático são alertados para as duras penalidades que enfrentam se forem pegos mesmo com pequenas quantidades de maconha.

Skank (também conhecida como supermaconha e skunk) é uma droga mais potente que a maconha, ambas são retiradas da espécie Cannabis sativa e, por esse motivo, possuem em suas composições o mesmo princípio ativo - THC (Tetra-hidro-canabinol).

Os nootrópicos, conhecidos como “smart drugs” ou drogas da inteligência, são substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio.

São os chamados estimulantes. Duas opções cada vez mais populares são anfetaminas e metilfenidato, medicamentos vendidos sob as marcas Adderall e Ritalina.