Qual a dosagem de Rivotril para dormir?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Dose total diária: 0,25 mg a 2,0 mg. Dose única diária tomada 30 minutos antes de dormir.

Em comprimidos, sublinguais ou solução oral, o Rivotril tem efeito rápido, levando de 30 a 60 minutos para começar a atuar no organismo. O efeito perdura até 8 horas em adultos e 12 horas, em crianças.

O efeito do Rivotril perdura por até 8 horas em adultos, e 12 horas em crianças.

Se você já usa outro anticonvulsivante, avise seu médico. Recém-nascidos e crianças até 10 anos de idade ou 30kg de peso: Dose inicial: 0,01 a 0,03mg/kg/dia. Não exceder 0,05 mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 doses diárias. Crianças entre 10 e 16 anos de idade: Dose inicial: 1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses.

Os sintomas 1 de superdosagem de Rivotril ® (Clonazepam), similares àqueles causados por outros depressores do SNC 2, incluem sonolência, confusão, coma 3 e reflexos diminuídos.

As dosagens existentes são: Comprimido sublingual 0,25 mg. Comprimido 0,5 mg. Comprimido 2,0 mg.

Como cortar o efeito do clonazepam? Para minimizar ou acabar com os efeitos do clonazepam, é fundamental buscar apoio de um profissional da saúde. A interrupção do tratamento com Rivotril nunca deve ser feita por conta própria e nem de forma repentina. Converse com o seu médico.

Como Funciona o Rivotril (Clonazepam)?
Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios. E quando você atua sobre o receptor GABA, está estimulando uma atividade inibitória no cérebro, por isso ele provoca sintomas majoritariamente inibitórios.

Pode servir também como relaxante muscular e para tranquilizar o paciente. Ele age aumentando a ação do GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor depressor. Ou seja, que reduz a agitação, a excitação e a tensão. Assim, trazendo a sensação de relaxamento e até sono.

Diazepam
O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

O uso prolongado é desaconselhado porque esses medicamentos causam efeitos colaterais. É comum quem os usa relatar aumento da sonolência, dificuldade para se concentrar e amnésia temporária.

Pode ocorrer perda de efeito durante o tratamento com clonazepam. Não tome clonazepam com álcool e/ou depressores do sistema nervoso central, essa combinação pode aumentar os efeitos de clonazepam, com potencial sedação grave que pode resultar em coma ou morte, depressão cardiovascular e/ou respiratória.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

Cada 1 mL de Rivotril® solução oral equivale a cerca de 25 gotas.