Qual a dosagem de nimesulida para cães?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Afinal, pode dar nimesulida para cachorro? De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, o uso de Nimesulida para cachorro não é indicado em hipótese alguma.

Posologia do Nimesulida
A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.

A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Apresenta efeito antitérmico para traumas, cirurgias e processos dolorosos de modo geral. Tem uma frequência de efeitos colaterais muito baixa. Para tratamento em cães adultos de todos os portes.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

Afinal, qual remédio pode dar para cachorro com dor?

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

A termoterapia é realizada através do frio (crioterapia) ou calor (superficial ou profundo) aplicado no local lesionado. Tanto a crioterapia quanto a termoterapia de calor superficial são técnicas seguras que podem ser realizadas em casa para aliviar dores ou inflamações no pet.

Cada comprimido de nimesulida contém: Nimesulida – 100 mg. Excipientes – 1 comprimido. (Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, docusato de sódio, estearato de magnésio, hiprolose, óleo vegetal hidrogenado, amidoglicolato de sódio).

Pingar uma gota (2,5 mg) por kg de peso, duas vezes ao dia, diretamente na boca ou se preferir dilua em um pouco de água com açúcar. Cada 1 mL do produto contém 20 gotas.

1 mL equivale a 20 gotas(7) 1 gota equivale a 25 mg de dipirona(7) por quilograma.

própolis

Reconhecido mundialmente como antibiótico natural, o uso do própolis se popularizou. Por ser um produto de origem natural, o própolis não é tóxico para os animais de estimação e existem até produtos feitos especificamente para os seus pets a partir da substância!

O diclofenaco sódico é um potente anti-inflamatório não esteroidal e analgésico, que tem ação sobre a inibição da ciclooxigenase e da lipoxigenase. Sua utilização em cães é contraindicada devido aos efeitos colaterais, principalmente sangramento gástrico (Tasaka, 1999).

Mas e quanto aos pets, pode dar ibuprofeno para cachorro? A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação.

A quantidade de medicação geralmente está expressa na bula em mg/kg. Se, por exemplo, a dose total de um medicamento é de 0,1 mg/kg e o animal pesa sete quilos, devemos administrar 0,7 mg. Se, por outro lado, ele pesar 65 quilos, deverá tomar 6,5 mg de medicamento.

Jamais faça uso de Meloxicam ou de qualquer medicamento sem o conhecimento e a expressa orientação do médico veterinário que acompanha o pet. Medicamentos de uso humano devem ser utilizados com cautela em animais sob risco de efeitos colaterais desagradáveis.

Segundo informações do fabricante, o prednisona para cães e gatos é administrado por via oral. A dosagem é de 1 a 2 mg por kg a cada 12-24 horas. O tempo de uso é de três a cinco dias ou de acordo com as orientações do veterinário.

Alguns dos medicamentos que podem causar intoxicações em cães e gatos, são:

  • Ácido acetil salicílico (Aspirina)
  • Paracetamol (Tylenol®)
  • Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
  • Diclofenaco sódico (Voltaren®)
  • Diclofenaco potássico (Cataflam®)
  • Piridium®
  • Ibuprofeno.

Nunca dê cetoprofeno ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário.

Diclofenaco 50 deve ser administrado pela via intramuscular, por até 03 dias consecutivos, na dosagem de 1 mg/kg, ou seja, 1 mL para cada 50 kg de peso corporal, conforme tabela presente na bula. As dosagens e os intervalos entre os tratamentos poderão ser alterados a critério do médico-veterinário.