Qual a dosagem de ivermectina para bicho-de-pé?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O tratamento de escolha é feito com ivermectina oral para adultos e crianças com mais de 15 kg. A dose única de 200 mcg/kg é bastante efetiva, com taxas de cura de 77 a 100%, e melhora completa dos sinais e sintomas dentro de 7 dias. Em caso de falha terapêutica após 10 dias, deve ser realizada uma segunda dose.

A dosagem recomendada de ivermectina para o tratamento da oncocercose é uma dose oral única que visa fornecer aproximadamente 150mcg de ivermectina por quilo de peso corporal.

Os comprimidos de Ivermectina devem ser ingeridos com água. Estudos mostraram doses entre 150 mcg/kg a 200 mcg/kg por dia, dose única, oral, dependendo do agente etiológico.

A dose de ivermectina é 200 mcg por kg de peso, por via oral em dose única.

De 21 kg a 29 kg: 1 comprimido. De 30 kg a 59 kg: 2 comprimidos. De 60 kg a 89 kg: 3 comprimidos. De 90 kg a 119 kg: 4 comprimidos.

Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

Em quanto tempo a Ivermectina faz efeito no organismo? O período que o medicamento leva para dar resultado pode variar de acordo com o problema a ser tratado. Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

Não existe horário ideal para ingerir o medicamento, mas como o tratamento normalmente é feito por meio de dose única, é importante que a recomendação médica seja respeitada e que não sejam ingeridas outras doses.

Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis. Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus. Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.

Ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes. Sua ação se dá por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, ocasionando suas mortes e eliminando-os do seu corpo.

A ivermectina oral pode ser utilizada para tratamento de escabiose, na dose de 200 mcg/kg, repetindo-se a dose em 7 a 14 dias.

O seu uso é indicado para cães e gatos, sendo que o medicamento também é utilizado no tratamento de verminoses em humanos.

POSOLOGIA E MODO DE USAR:

INDICAÇÃO TERAPÊUTICA:1/4 comprimido1/2 comprimido
Sarna sarcóptica:de 3,7 a 7,5kgde 11,25 a 15kg
Sarna demodécica:de 1,5 a 3 kgde 4,5 a 6 kg
Verminoses:de 3,7 a 7,5kgde 11,25 a 15kg

Modo de usar Ivermectina 6mg: Tomar 1 cápsula a cada 30kg. Validade da Ivermectina 6mg: 6 meses. Efeitos Adversos da Ivermectina 6mg: As reações adversas são, em geral, de natureza leve e transitória.

Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos com água. Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

A FDA não autorizou ou aprovou a Ivermectina para o tratamento ou prevenção da COVID-19 em humanos ou animais. A Ivermectina não demonstrou ser segura ou eficaz para estas indicações. Há muita desinformação sendo difundida, e você pode ter ouvido que não há problema em tomar grandes doses de Ivermectina.

Bebidas alcoólicas (interação de gravidade moderada) podem aumentar as concentrações plasmáticas de ivermectina. O mecanismo de interação é desconhecido. Manejo: evitar preferencialmente o consumo concomitante de álcool para evitar efeitos adversos. - Diarreia (2%), náusea (2%), vômito, dor abdominal.

Mesmo que haja a recomendação de tomar remédio para vermes uma vez por ano, isso não justifica a automedicação. Afinal, como qualquer outro medicamento, os vermífugos podem oferecer efeitos colaterais perigosos, incluindo reações alérgicas graves.