Qual a dosagem de fluconazol para cachorro?

Perguntado por: ivieira8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

As dosagens indicadas para cães são 44mg/kg e para gatos 22mg/kg a cada 8 ou 12 horas.

O fluconasol demonstrou eficácia contra leveduras, sendo eficaz em casos de malasseziose, candidíase, criptococose, histoplasmose, blastomicose, e coccidiomicose.

A posologia recomendada na bula do medicamento é a seguinte: Dermatomicoses: 1 dose oral (engolida) única por semana de 150mg, em geral por 2 a 4 semanas, mas em alguns casos pode ser necessário um tratamento de até 6 semanas.

cetoconazol

O cetoconazol para cachorro apresenta efeito antifúngico, capaz de eliminar fungos como, por exemplo, o Microsporum canis. Por isso, seu uso é limitado às doenças causadas por fungos, mas age também contra leveduras comuns, como a Malassezia pachydermatis.

cetoconazol

O cetoconazol é o medicamento mais usado nesses tipos de doenças. Pode ser encontrado na forma de loções ou pomadas, e na sua variante oral. Insisto em que apenas o seu veterinário pode prescrevê-lo e indicar o uso mais apropriado para cada caso, dependendo da gravidade do animal.

Diversos medicamentos antifúngicos podem ser utilizados e a escolha varia de acordo com a opção do profissional, gravidade e localização das lesões e outras condições sistêmicas do(a) próprio(a) paciente.

Dentre os remédios específicos mais utilizados para fungo em cachorro estão os sabonetes, shampoos, cremes, sprays e pomadas. Tratando-se de uma infecção sistêmica, é comum que o animal precise receber, além dos remédios tópicos, os orais. Em todos os casos, o diagnóstico precoce facilita o tratamento.

400 mg

Para cães, no tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 40 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia.

Itraconazol e Fluconazol são alternativas com índices de cura um pouco menores, a depender da dose e tempo de tratamento (3). O Fluconazol parece atingir taxas de cura em níveis razoáveis somente quando utilizado por longos períodos (9 meses).

Fluconazol 150 mg impede o crescimento de fungos, portanto, ocorre a inibição dos microrganismos ao sintetizarem compostos (esteroides) necessários à sua sobrevivência.

Uma das melhores formas de evitar um quadro de cachorro com fungo é investindo em uma dieta saudável e rica em nutrientes. Como nutrição é sinônimo de saúde, é importante ficar sempre de olho na quantidade e qualidade dos alimentos para aumentar a imunidade do cão e evitar uma série de doenças, inclusive as fúngicas.

Fluconazol é um antifúngico utilizado no tratamento e prevenção de infecções causadas pelo fungo Candida albicans. Age nos casos de Candidíase vaginal aguda e recorrente, balanite por Candida e micoses na pele e unhas.

O tempo médio para início do alívio dos sintomas após a administração de dose única oral de fluconazol para o tratamento da candidíase vaginal é de 1 dia. A variação do tempo para início do alívio dos sintomas é de 1 hora a 9 dias.

Fluconazol para candidíase
Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.

A duração do tratamento depende da avaliação clínica pelo Médico Veterinário. Geralmente, em micoses cutâneas, 3 a 4 semanas de tratamento são suficientes, enquanto as onicomicoses e as micoses sistêmicas requerem tratamento de 6 a 12 meses, a critério do Médico Veterinário.

O fluconazol 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente (de repetição), como profilaxia (prevenção) para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano), balanite por Candida (infecção fúngica da ...

O Cetoconazol tem atividade fungistática e é utilizado em cães e gatos no tratamento de infecções fúngicas locais na pele, pelos, unhas, mucosas ou sistêmicas, como as relacionadas a seguir: Dermatites (Malassezia pachidermatis).