Qual a dosagem de fenobarbital para cachorro?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A dose do fenobarbital para cães é de 2 a 6 mg/ kg duas vezes ao dia, e os efeitos colaterais são seda- ção, polifagia, polidipsia, poliúria, raramente anemia e hepatopatia [4].

Cães: Epilepsia: 2 mg/kg a cada 12 horas (1/2 comprimido cada 10 kg cada 12 horas). As margens mínimas e máximas descritas são 1-15 mg/kg a cada 12 horas. Transtornos do comportamento: 1-4 mg/kg a cada 12 horas. É necessário um período de 8-15 dias para atingir níveis terapêuticos estáveis em sangue.

O produto contém 40 gotas por mL.
Adultos: 2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada. Crianças: 3 a 4 mg/kg/dia em dose única ou fracionada. A eficácia do tratamento e a avaliação do ajuste posológico devem ser realizadas somente após 15 dias de tratamento.

1 mL equivale a 20 gotas(7) 1 gota equivale a 25 mg de dipirona(7) por quilograma. Outra variação que pode ocorrer é a forma como são apresentadas as posologias dos medica- mentos nas bulas e em outras referências bibliográ- ficas. Recomenda-se o uso preferencial do cálculo com base em peso corporal.

Na medicina veterinária o fenobarbital e o brometo de potássio são os fármacos mais empregados. O primeiro é um anticonvulsivante, hipnótico e também sedativo, que pertence à classe química dos barbitúricos.

2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada. 3 a 4 mg/kg/dia em dose única ou fracionada. A eficácia do tratamento e a avaliação do ajuste posológico devem ser realizadas somente após 15 dias de tratamento.

1 hora após administração por via oral.

Álcool: o efeito sedativo do Fenobarbital é potencializado pelo álcool. Dirigir ou operar máquinas pode ser perigoso considerando-se as alterações no estado de alerta. A ingestão de bebida alcoólica e medicamentos que contenham álcool como excipiente deve ser evitada.

Para reduzir os impactos, ao perceber os sintomas de convulsão em cachorro, mantenha-o deitado de lado em um local confortável e, de preferência, acolchoado.

Garbital 100mg, caixa com 20 comprimidos.

Cada gota equivale a 1mg de fenobarbital quando gotejado a 90º. O produto contém 40 gotas por mL. Diluir as gotas em água. Adultos: 2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada.

100 a 200 mg por dia, em dose única, ao deitar, ou divididos em 3 tomadas.

Há medicamentos que devem ser administrados, por exemplo, uma gota por quilo, ou seja, se a criança tem 10 kg, deverão ser administradas 10 gotas.

Com base nessa informação, podemos calcular quantas gotas de dipirona tomar, multiplicando o peso do paciente (em kg) pela dose recomendada (15mg/kg/dose). Em seguida, dividimos o resultado por 25mg (a quantidade de dipirona em cada gota) para obter o número aproximado de gotas.

A dose recomendada para crianças que pesam menos de 40 kg é de 5 mg (20 gotas) ao dia em dose única.

O que fazer em caso de convulsão em cachorro
Evite ficar perto da boca do pet, porque involuntariamente ele pode te morder. Tente se aproximar e colocar uma almofada para apoiar a cabeça dele, evitando que o choque com o chão cause problemas maiores.

A convulsão em cachorro pode durar desde alguns segundos até minutos. E pode acontecer uma vez ou até várias vezes seguidas.

A resposta, de modo prático é: não, epilepsia e convulsões não são a mesma coisa. Uma convulsão é caracterizada pela contração involuntária de músculos, sejam eles de uma parte isolada do corpo do animal ou dele por inteiro. As crises convulsivas são, portanto, um sintoma da epilepsia.

Cada 1 mL de Gardenal pediátrico equivale a 40 gotas e 1 gota equivale a 1 mg.

Gardenal não é indicado para o tratamento de convulsões de ausência ou convulsões mioclônicas, as quais, algumas vezes, podem ser exacerbadas.

A diferença entre os dois é que o Gardenal é a marca comercial do fenobarbital, o princípio ativo do medicamento. O que acontece se tomar muito fenobarbital? Em caso de uso excessivo do medicamento, é importante procurar atendimento médico imediatamente. Caso tenha, leve com você a embalagem ou a bula do remédio.