Qual a dosagem de clonazepam para ansiedade?

Perguntado por: mconceicao2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

- Distúrbio do pânico: Adultos: - Dose inicial: 0,5 mg/dia, dividida em 2 doses. Pode-se aumentar a dose a critério médico.

Clonazepam serve para a ansiedade? Sim. O clonazepam é um remédio ansiolítico prescrito para distúrbios de ansiedade, reduzindo os sintomas em alguns minutos se aplicado de maneira sublingual.

Em geral, são necessárias doses de 1,0 a 2,0 mg por dia para o controle dos sintomas. Alguns pacientes podem precisar de doses mais elevadas, contudo, sugere-se não ultrapassar a dose total de 4,0 mg por dia.

A dose diária máxima recomendada é de 20 mg e não deve ser excedida. O uso de múltiplos anticonvulsivantes pode resultar no aumento dos efeitos adversos depressores. Isso deve ser considerado antes de adicionar Clonazepam ao regime anticonvulsivante existente.

A superdose de clonazepam está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia (ausência de reflexos), apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

É possível aumento da frequência de crises convulsivas durante o tratamento de longo prazo com determinadas formas de epilepsia. Também foram relatados: afonia, movimentos coreiformes, coma, tremor, hemiparesia, sensação de cabeça leve, letargia e parestesia.

Pode ocorrer perda de efeito durante o tratamento com clonazepam. Não tome clonazepam com álcool e/ou depressores do sistema nervoso central, essa combinação pode aumentar os efeitos de clonazepam, com potencial sedação grave que pode resultar em coma ou morte, depressão cardiovascular e/ou respiratória.

Como Funciona o Rivotril (Clonazepam)?
Ele atua sobre o receptor GABA: tem, no cérebro, vários neurotransmissores que fazem a sinalização dos impulsos elétricos no cérebro e um deles é o GABA. Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Medicamentos mais usados no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG):

  • Alprazolam (Frontal);
  • Diazepam (Valium);
  • Lorazepam (Lorax);
  • Clonazepam (Rivotril).

Os sintomas 1 de superdosagem de clonazepam, similares àqueles causados por outros depressores do SNC 2, incluem sonolência, confusão, coma 3 e reflexos diminuídos.

Seus efeitos podem ser sentidos após 30 a 60 minutos e sua eficácia permanece por 6 a 8 horas em crianças e por 8 a 12 horas em adultos. Eventualmente, para distúrbio do pânico, a dose recomendada para adultos é de 0,5 mg por dia, divida em duas doses.

1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

O medicamento é metabolizado pelo citocromo P-450 3A4 e apresenta meia-vida de eliminação de 20-60 horas. O tempo para o clonazepam atingir o estado estacionário de concentração gira em torno de sete dias.

O que é mais forte: zolpidem ou clonazepam? Os dois medicamentos agem sobre o mesmo receptor no cérebro, o GABA-A. O clonazepam pode ser considerado mais forte por ter um tipo de ação mais amplo, com mais efeitos.

Adultos Dose inicial: não exceder 1,5 mg/dia, dividida em 3 doses. Aumentar a critério médico. Dose de manutenção: será definida pelo seu médico, de acordo com sua resposta. Dose diária máxima recomendada: 20 mg.

Adulto e pediátrico Distúrbio epiléptico O clonazepam é indicado para tratar crises epilépticas e espasmos infantis (Síndrome de West). Adulto O clonazepam também é indicado para: Transtornos de ansiedade • Como ansiolítico em geral. Distúrbio do pânico com ou sem medo de espaços abertos.

Reduzir a dose entre 10% e 25% a cada 2 semanas; ou. Reduzir a dose em no máximo o equivalente a 5 mg de Diazepam (ou 0,25 mg de Clonazepam) por semana, ajustando a velocidade da redução de acordo com a tolerância da pessoa.