Qual a dosagem de ciprofloxacino para diverticulite?

Perguntado por: oescobar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ciprofloxacina 500 mg 12/12h + Metronidazol 500 mg 8/8h.

Em momentos de crises, os sintomas podem ser aliviados com bolsas de água quente, analgésicos e alimentação líquida. Nos casos mais graves, quando há evolução para problemas como peritonite e infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos e, às vezes, tratamento cirúrgico.

Na diverticulite aguda, o tratamento é feito com antibióticos e analgésicos, prescritos pelo médico, e com uma dieta que visa o "descanso" do intestino. Ou seja, muito líquido e pouca fibra. Essa combinação se mostra eficaz para curar a infecção em aproximadamente dez dias na maioria dos casos.

Fármacos para doença inflamatória intestinal

  • 5-Ácido aminossalicílico (mesalamina 5-ASA)
  • Corticoides.
  • Fármacos imunomoduladores.
  • Agentes biológicos.
  • Antibióticos e probióticos.

embutidos, como linguiça, salsicha, salame e mortadela e todos os tipos de carnes processadas em geral; bebidas gaseificadas, como água com gás ou refrigerantes, por exemplo, de forma a evitar o inchaço abdominal; leite e derivados.

Mas ao primeiro sinal de problema, a condição muda de nome e passa a se chamar doença diverticular, que apresenta sintomas como: dor abdominal (habitualmente localizada no quadrante inferior esquerdo), diarreia, cólicas, alteração dos hábitos intestinais e, ocasionalmente, hemorragia retal severa.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Tenho Diverticulite: como deve ser a alimentação? Geralmente, é indicado ao paciente uma alimentação mais saudável para dar um 'descanso' ao intestino. O ideal é manter a hidratação com água, água de coco, isotônicos, suco natural (sem açúcar) e soro de reidratação.

1.1 Pacientes com diverticulite não podem comer alimentos apimentados. 1.2 Quem tem diverticulite não pode consumir nozes e pipoca. 1.3 Chocolate deve ser evitado por quem tem o problema de saúde. 1.4 Pessoas com diverticulite devem evitar alimentos com alto teor FODMAP.

São indicadas as caminhadas e corridas de 30 minutos ou mais, andar de bicicleta e natação. O importante é escolher as atividades que mais tragam prazer; Melhora na hidratação, com o consumo de dois litros de água por dia; Uso de medicamentos apensar se houver indicação de um médico.

A diverticulite é causada pelo acúmulo de pedaços de fezes nos divertículos, que acabam proliferando bactérias nesses locais e gerando a infecção. Aproximadamente 30% das pessoas acima de 50 anos desenvolvem a diverticulose, sendo que esse número chega a 70% entre os pacientes em 80 e 90 anos.

Você deve se preocupar com a doença diverticular quando houver algum sintoma, mas só o médico poderá dar o diagnóstico e o melhor tratamento. O câncer de intestino também chamado de câncer colorretal é o terceiro mais incidente no Brasil, atrás do câncer de próstata e de mama.

Sinais para ficar alerta
Vez ou outra, a pessoa pode apresentar uma leve cólica abdominal do lado esquerdo, gases, inchaço na região da barriga, prisão de ventre.

A diverticulite é muitas vezes chamada de “apendicite do lado esquerdo”. Os sintomas podem ser muito parecidos, visto que o processo fisiopatológico é semelhante. Em geral, os sintomas da diverticulite aguda são: Mal-estar.

DIVERTICULITE: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Essa inflamação pode atingir estágios preocupantes, podendo necessitar de intervenção cirúrgica de caráter emergencial devido às fístulas e perfurações, que podem levar o paciente a óbito.

Tratamento de infecção intestinal

  • Ciprofloxacino – 500mg, de 12/12h, por três a cinco dias.
  • Azitromicina – 500mg, de 24/24h, por três a cinco dias.
  • Sulfametoxazol 800mg-trimetoprima-160mg a cada 12h.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.