Qual a dosagem de amoxicilina para cães?

Perguntado por: dvieira8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.

Os antibióticos para cachorro são específicos, principalmente por causa da dosagem, que pode ser pequena, não é encontrada em medicamentos para seres humanos. Muitos remédios para cães também costumam ter outras ações específicas no organismo do pet. Por isso, nunca dê antibiótico humano para cachorro.

cefalexina

Tipos de antibióticos para cachorro
Os antibióticos para cachorro com infecção podem ser do tipo seletivo, como cefalexina, combatendo apenas algumas bactérias em particular, ou do tipo de amplo espectro, como amoxicilina, que age sobre bactérias diversas.

Usando amoxicilina (Amoxil e outros) como exemplo, se a ordem for “Administrar 20 mg por kg de amoxicilina a cada 12 horas” para uma criança que pesa 15 kg, a enfermeira multiplicaria 20 mg por 15 (kg) para chegar a uma dose de 300 mg. O medicamento é fornecido em suspensão de 250 mg por 5 mL.

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)

Dose padrão para adultos: 250 mg três vezes ao dia (de 8 em 8 horas), com aumento para 500 mg três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) nas infecções mais graves. Tratamento com dosagem alta (máximo recomendável de 6 g ao dia em doses divididas).

Por exemplo: Se na descrição da bula do medicamento estiver indicando que a prescrição deve ser 100mg/Kg/dia quer dizer que em um dia deve ser administrado 100 mg do medicamento para cada quilo do paciente. Dessa forma, se o paciente for um adulto de 50 Kg ele deve receber 5.000 mg do medicamento.

insuficiência leve: nenhuma alteração de dose; insuficiência moderada: 15 mg/kg duas vezes ao dia (de 12 em 12 horas); (no máximo de 500 mg duas vezes ao dia); insuficiência grave: 15 mg/kg uma vez ao dia. (no máximo de 500 mg).

20 a 50 mg/kg/dia em doses divididas (de 8 em 8 horas), até um máximo de 150 mg/kg/dia em doses divididas.

Mas será que o tutor pode dar amoxicilina de humano para cachorro? De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, em alguns casos é possível dar antibiótico humano para cachorro. Afinal, o princípio ativo do medicamento é o mesmo, independentemente da espécie em tratamento.

A duração do tratamento é de 5 a 7 dias consecutivos, duas vezes ao dia ou a critério do médico veterinário. No caso das piodermites, a terapia poderá se prolongar por até 21 dias e nas infecções de trato urinário poderá durar de 10 a 14 dias. O tempo máximo do tratamento não deve exceder a 30 dias.

Diversos tipos de infecções por bactérias são tratadas com uso do antibiótico para cachorro. Eles podem ser apresentados em comprimidos, cápsulas, fórmulas líquidas, injetáveis e até em pomadas. Apenas um médico veterinário está capacitado para prescrever o antibiótico para cachorro correto e sua administração.

A quantidade de medicação geralmente está expressa na bula em mg/kg. Se, por exemplo, a dose total de um medicamento é de 0,1 mg/kg e o animal pesa sete quilos, devemos administrar 0,7 mg. Se, por outro lado, ele pesar 65 quilos, deverá tomar 6,5 mg de medicamento.

Não coloque muito na frente ou nos cantos, pois o pet cuspirá o comprimido; Uma vez que o comprimido estiver bem “encaixado”, feche a boca do seu amigo e a mantenha assim por alguns segundos, massageando o pescoço dele enquanto isso; Ofereça água ou um petisco para facilitar a ingestão.

Tempo de duração. A duração do tratamento normalmente leva de cinco a dez dias, mas casos específicos podem requerer um tempo maior.

O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos para piodermite canina, corticoides e produtos antissépticos. Além desses medicamentos, outros podem ser indicados para outras doenças que possam ter dado origem a essa dermatite.

Muitas vezes, a administração de anti-inflamatórios para cães pode ser associada a outro tipo de tratamento medicamento como, por exemplo, os antibióticos.

Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600.