Qual a dosagem de albendazol para cães?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

será de 25 mg por kg de peso em duas doses diárias durante quatro dias. Tendo em conta estes dados, é importante consultar um veterinário para dar uma dose eficaz de albendazol.

Muitas pessoas acreditam que usar o mesmo vermífugo administrado para humanos nos cães é o mais adequado. Porém, é importante lembrar que os parasitas humanos são diferentes dos vermes que acometem cães. Além disso, o cachorro pode ter diversos tipos de parasitas e cada um deles é eliminado por um fármaco diferente.

O albendazol é usado no tratamento de diversas parasitoses intestinais provocadas por helmintos. Tem sido usado para tratamento de parasitoses do trato respiratório, inclusive aquelas causadas por Capillaria aerophilia, Paragonimus kellicotti, Aelurostrongylus abstrusus, Filaroides spp.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

A dose única diária utilizada por três dias consecutivos teve eficácia de 86% no tratamento da teníase e de 62% na estrongiloidíase.

Os esquemas terapêuticos mais indicados são os seguintes (doses para adultos): Tinidazol (Pletil) 2000 mg em dose única. Secnidazol (Secnidal) 2000 mg em única. Metronidazol (Flagyl) 500 mg – 2 vezes por dia por 5 dias.

Albendazol é contraindicado para pacientes com conhecida hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Categoria C de risco na gravidez.

O mesmo estudo demonstrou superioridade do albendazol em dose única (72% (IC 95%, 59-81%) para o tratamento de ancilostomíase (A. duodenale e Necator americanus) quando comparado com mebendazol (15% (IC 95%, 1-27%).

Drontal Plus

Drontal Plus
Esse vermífugo é muito eficaz para o tratamento e controle das verminoses intestinais e giardíase em cães. Ele pode ser usado em filhotes a partir dos 15 dias de vida, e sua rápida absorção elimina vermes do organismo dos pets em menos de 24 horas.

Geralmente, a recomendação é de 1 mL para cada kg de peso do cachorro, mas o mais indicado é conversar com um profissional qualificado para ter todas as orientações.

Sintomas de verme de cachorro
No intestino, provocam diarreia, anemia, hemorragia ou até mesmo desconforto abdominal. Quando o animal apresenta grande infestação por ovos de Dipylidium caninum, pode ser observado pequenos grãos de arroz na região perianal, sendo comum o cão arrastar o ânus no chão devido à coceira.

Cães: Até 5 kg de peso: 1 comprimido ao dia, durante 3 dias consecutivos. De 6 a 10 kg de peso: 2 comprimidos ao dia, durante 3 dias consecutivos. De 11 a 15 kg de peso: 3 comprimidos ao dia, durante 3 dias consecutivos.

Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos. Todo o processo pode durar, em média, 24 horas. Seguindo as recomendações do veterinário e da bula de cada medicação, seu amigo estará protegido e não terá complicações.

O tratamento normalmente é feito com medicamentos antiparasitários, como albendazol e mebendazol.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Não tome mais do que o médico receitou. É melhor ingerir este medicamento na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com seu médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.