Qual a dosagem de adubo foliar?

Perguntado por: oferreira3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Recomendações de Uso

CulturaDosagem (ha)Aplicação
Citros/Frutiferas2,0 - 4,0L2 aplicações: Pouco antes do florescimento e 15 dias após. 2 durante a frutificação.
Hortícolas3,0LAplicações semanais à partir de 20-25 dias após transplante ou emergência.

A velocidade de absorção foliar dos diferentes nutrientes é variável. O potássio, os elementos secundários e os micronutrientes são absorvidos em períodos de horas até 1 dia; já a velocidade de absorção do fósforo é mais lenta.

A adubação foliar tem mais chance de dar certo quando é feita pela manhã e fim da tarde, já que umidade alta e temperaturas amenas favorecem a absorção do fertilizante. A maioria das plantas abre os estômatos na luz e os fecham no escuro. Assim, a aplicação funciona melhor quando há boa intensidade luminosa.

O adubo líquido tem muitos nutrientes!
Para o melhor aproveitamento e também para evitar saturar as plantas, recomendamos a diluição em 10 partes de água. Isso significa que 1 litros de adubo líquido concentrado renderá 10 litros para a rega.

Descrição

  1. INDICAÇÃO : É indicado para a manutenção de plantas em geral , ajudando a melhoria da formação de ramos e folhas novas.
  2. MODO DE USAR: Diluir 10 ml em 1 litro de água.
  3. PRECAUÇÕES: Cuidado na aplicação sobre folhas de plantas sensíveis. ...
  4. EMBALAGENS: Frascos com 120 ml e 500 ml.

Dois litros de fertilizante foliar que contenham 20% de nitrogênio renderiam 400g do nutriente por hectare enquanto 100 kg de ureia equivaleria a 45 kg de nitrogênio na mesma área.

Cálculo de adubo por metro linear
Para o cálculo do adubo, basta seguir o mesmo raciocínio utilizado para o cálculo de sementes por metro. Se vamos realizar uma adubação de 330 kg de 10-30-10/ha, basta dividir os 330 kg pelos 14.285,7 metros da conta anterior. Isso nos dá 0,0231 kg/m ou 23,1 gramas/m.

Também há momentos em que não se recomenda o uso de adubação foliar. São eles: Quando as plantas e o solo precisam de grandes quantidades de nutrientes. Quando o período for de chuvas ou nas épocas em que a própria plantação precisa de muita água, mesmo por meio de irrigação.

tarde. 10 a 20 dias dependendo do fertilizante da temperatura e da umidade do ar mas ele pode demorar até.

O recomendado é nas primeiras horas do dia quando o sol ainda não está forte, para que não queime. Lembrando também que deve ser aplicado preferencialmente nas raízes.

Pode sim, o local de aplicação vai ser diferente, um vai ser no solo e o outro na folha. Enquanto a planta absorver rapidamente os nutrientes na folha para dar aquela guinada na aparência, no solo ela estará deixando o “armazém” pronto para poder consumir quando quiser.

A fertilização foliar fornece os nutrientes diretamente na folha, onde a planta mais necessita deles. Com as aplicações na folha, resolve, além disso, todos os problemas de nutrição porque a folha absorve tanto os macroelementos, como os mesoelementos e os microelementos.

Incrementos na adubação mineral com fertilizantes foliares tem sido uma alternativa promissora em busca de maior resistência as doenças. Entretanto, fertilizantes foliares são comumente aplicados associados a fungicidas e podem interferir no desempenho de controle do produto.

Como usar Adubo Líquido NPK
Ele precisa ser aplicado de forma mais uniforme nos locais do solo onde as culturas possuem melhor aproveitamento. Isso garante uma excelente cobertura e, consequentemente, alta produtividade no ramo agrícola.

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

Use de 2 á 4 Litros por Hectare (dependendo do tipo e idade da plantação), misturados á água (1 Lt do Adubo Líquido misturados a 200 a 400 Lts Água). INFORMAÇÕES: Adubo Líquido, Solúvel em Água, de Uso Via Foliar ou Solo.