Qual a dosagem de Acetilcisteina?

Perguntado por: ujesus3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Acetilcisteína adulto 40 mg/mL Dose de 600 mg (15 mL), 1 vez ao dia, de preferência à noite. A duração do tratamento é de 5 a 10 dias, não desaparecendo os sintomas procure um médico.

Acetilcisteína deve ser administrada somente por via oral e não deve ser diluída. Para crianças com 2 a 4 anos, o indicado é tomar uma dose de 5ml de duas a três vezes ao dia. Acima dos 4 anos, a dose pode ser de 5ml de três a quatro vezes ao dia, ou a critério médico.

- Crianças acima de 2 anos de idade: 200 mg (2 envelopes de 100 mg) a cada 8 horas; - Adultos: 200 mg (1 envelope de 200 mg) a 400 mg (2 envelopes de 200 mg) a cada 8 horas.

Xarope pediátrico

Crianças abaixo de 2 anos2,5 ml – 2 vezes ao dia
Crianças de 2 a 5 anos2,5 ml - 3 vezes ao dia
Crianças de 6 a 12 anos5 ml - 3 vezes ao dia

É um remédio que atua como expectorante. Isso significa que ele reduz a consistência da secreção da secreção pulmonar e ajuda a sua remoção pela tosse. A composição é recomendada para aqueles indivíduos que têm dificuldade para expectorar e há presença de muita secreção densa e viscosa.

Seu efeito fluidificante se manifesta após 3 a 4 horas do início do tratamento. A acetilcisteína reduz a viscosidade das secreções mucosas, em processos catarrais e gripais, facilitando a expulsão destas secreções.

A Acetilcisteína é um expectorante indicado para quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, tais como bronquite aguda, bronquite crônica e suas exacerbações, enfisema pulmonar, pneumonia, colapso/atelectasias pulmonares, mucoviscidose.

A acetilcisteína é um medicamento expectorante que serve para aliviar a tosse e secreções respiratórias provocadas por diferentes razões, como pneumonia e bronquite. É vendido como xarope pediátrico e adulto, e em forma de granulado (pó), ingerido como efervescente.

Também a acetilcisteína tem demonstrado ser efetiva no controle de várias condições patológicas como rinites e sinusites e onde está presente o estresse oxidativo, como bronquite aguda e crônica.

Hipersensibilidade, cefaleia, zumbido nos ouvidos, taquicardia, vômito, diarreia, estomatite, dor abdominal, náusea, urticária-rash, angioedema, prurido, pirexia (aumento da temperatura corpórea) e hipotensão.

A N-acetilcisteína, também conhecida como acetilcisteína ou N-acetil-cisteína (NAC), é um precursor do aminoácido L-cisteína, sendo este crucial para a formação da glutationa, um dos antioxidantes mais importantes do corpo, que ajuda a neutralizar os radicais livres que podem danificar células e tecidos do corpo.

A acetilcisteína deve ser administrada somente por via oral. A acetilcisteína deve ser dissolvida com o auxílio de uma colher, em meio copo d'água em temperatura ambiente, e ingerido em seguida. Não se deve guardar a solução.

A acetilcisteína deve ser administrada somente por via oral. A acetilcisteína deve ser dissolvida com o auxílio de uma colher, em meio copo d'água em temperatura ambiente, e ingerida em seguida. Não se deve guardar a solução.

Adultos e crianças maiores de 12 anos (mais de 43 kg): 15 ml ou uma colher de sopa (200 mg de guaifenesina e 20 mg de bromidrato de dextrometorfano monoidratado), crianças de 6 a 12 anos (22 a 43 kg): 7,5 ml ou uma colher de sobremesa (100 mg de guaifenesina e 10 mg de bromidrato de dextrometorfano monoidratado).

Segundo o médico, a dosagem ideal de xarope depende muito do medicamento. “Cada xarope tem sua dosagem ideal e deve ser tomada de acordo com a bula ou orientação médica. Para xaropes caseiros não há uma regra definida, sugere-se apenas que não haja excessos”, explica.

Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600.