Qual a doença que o ovo causa?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonela sp. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarreia, calafrios, náusea e vômito. A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde.

A salmonela vive nos intestinos das aves e a contaminação, em geral, ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca. Aí seria só descartar os ovos rachados e lavar os outros.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

E quanto à dúvida se comer ovos todos os dias faz mal, a resposta é: não. O ovo é um alimento bem completo em nutrientes, em especial, proteína de alto valor biológico, leucina, vitaminas A, D, E e do complexo B, colina, zinco, iodo e selênio, com inúmeros benefícios à saúde.

A doença de Crohn e a diverticulite variam muito de gravidade, em alguns casos a conduta é internação hospitalar e jejum absoluto, então o ovo estaria contra indicado. Importante seguir a orientação médica. Ovo não é contra indicado em pessoas com Doença de Crohn ou "diverticulose" que podem se alimentar normalmente.

leia mais Salmonella normalmente causa diarreia e às vezes uma infecção mais séria, a febre tifoide. As pessoas são geralmente infectadas quando comem alimentos contaminados, tais como ovos e frango mal cozido.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

Os ovos podem ser infectados de dois modos: pelas excretas contaminadas – pois a salmonela coloniza o ceco e depois contamina a casca, que é porosa; ou por contaminação interna do ovo, uma vez que a salmonela pode ir do intestino para os ovários (transmissão transovariana), contaminando a gema”.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

Só pode guardar na geladeira o ovo que foi cozido por 12 minutos e está com a gema firme. Guarde com casca em pote muito bem fechado por 2 dias. Se preferir guardar descascado, coloque dentro de um pote cheio de água filtrada (os ovos devem ficar imersos) e bem fechado.

Principais sintomas de alergia ao ovo

  1. Coceira e vermelhidão na pele.
  2. Náusea, vômito e dor de estômago.
  3. Coriza (inflamação da mucosa nasal)
  4. Dificuldade na respiração.
  5. Tosse seca e chiado ao respirar.

10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

O ovo é um alimento especial, riquíssimo em nutrientes essenciais para a saúde, versátil e seguro. A maioria dos ovos não é contaminada por Salmonella spp.

A salmonelose é transmitida, principalmente, por meio da ingestão de alimentos e água contaminada. Os alimentos de origem animal podem conter a bactéria Salmonella já em sua origem, uma vez que animais infectados podem levá-la para os alimentos derivados deles.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Ovos não aumentam o mau colesterol. Houve uma “difamação” de alimentos perfeitamente saudáveis. O exemplo mais clássico disso são os ovos, que estão entre os alimentos mais saudáveis que você pode ingerir.

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.

Os ovos, sozinhos – uma unidade grande tem cerca de 185 miligramas de colesterol, tudo isso contido na gema –, tiveram o mesmo efeito "quanto mais, pior". Cada meio ovo adicional ao dia foi associado a um risco aumentado de 6 por cento de doença cardiovascular e um aumento de 8% no risco de morte prematura.

Ou seja, seu consumo favorece o surgimento de inflamações ou dificulta processos de cicatrização e recuperação de doenças e intervenções cirúrgicas.

Quais são os sintomas de salmonela?

  • Os sintomas de salmonelose não-tifóide se apresentam em uma janela de 12 a 36 horas depois da ingestão do alimento ou da água contaminada com a bactéria.
  • Entre os sintomas de salmonelose, podemos destacar:
  • – dor abdominal intensa; – cólicas; – náusea; – vômitos; – diarreia forte;

De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os ovos devem ser mantidos em baixas temperaturas, ou seja, o ideal é que eles fiquem na geladeira.