Qual a doença que faz perder peso?

Perguntado por: nfarias6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

As causas da perda de peso rápida pode ser Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, sendo os problemas mais comuns para a perda repentina de peso.

Pacientes com câncer do trato gastrintestinal alto, principalmente esôfago e estômago, apresentam a perda de peso também pela própria localização do tumor que, se for no esôfago, pode dificultar a passagem do alimento.

A perda de peso é comum nas pessoas com câncer e, muitas vezes, o primeiro sinal perceptível da doença. 40% das pessoas apresentam perda de peso inexplicável ao serem diagnosticadas, mais de 80% das pessoas com câncer avançado perdem peso. A perda de peso é mais comum em pessoas com tumores sólidos.

De forma geral, a perda de peso não intencional pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.

Além disso, muitas vezes ocorre o tão desejado efeito sanfona, quando a pessoa emagrece e volta a engordar. Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista.

Casos de ansiedade de curta duração causam muitas vezes uma redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

Quem tem diabetes precisa saber que a doença pode sim causar a perda de peso repentina porque, quando o organismo não tem energia, ele necessita recorrer a outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.

Isso acontece porque a depressão está diretamente ligada a produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, sendo o intestino um grande produtor dos mesmos.

Uma forma de saber se você está perdendo peso na água ou experimentando uma redução de gordura é a velocidade em que isso acontece. Se você perder 1 quilo durante a noite, pode ser uma indicação de que seja peso de água.

7. Perda de peso. Esse sintoma é possível em casos mais graves, em que o tumor já se espalhou pelo corpo ou está muito ampliado. O conjunto de células consome energia corporal suficiente para causar o emagrecimento em um curto período de tempo, levando à perda de 5kg em aproximadamente 6 meses, por exemplo.

A ultrassonografia endoscópica é mais precisa que o ultrassom abdominal e é provavelmente a melhor maneira de diagnosticar o câncer de pâncreas. Esse exame é realizado com uma sonda de ultrassom junto com o endoscópio para visualizar o interior do trato intestinal e obter amostras de biópsia de um tumor.

A detecção do câncer ocorre por meio de exames de imagem, de sangue e até mesmo físico, como é o caso do autoexame para identificar nódulos nos seios. A seguir conheça alguns tipos de exame para identificar câncer e saiba qual a importância de um diagnóstico mais rápido nesses casos.

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.

Em algumas situações mais complicadas, o câncer em si pode fazer o paciente emagrecer. Tanto que a perda de peso sem motivos aparentes é um dos sintomas da doença. Isso acontece porque o tumor causa um aumento nos processos metabólicos das proteínas.

Qual suplemento tomar para engorda rápido? Se você deseja engordar de forma rápida, os melhores suplementos para ingerir é uma fonte de carboidrato e um hipercalórico. Nesse caso a melhor indicação é a Maltodextrina ou a Dextrose, e o Hipercalórico.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana.

As pessoas com anemia podem se sentir mais cansadas do que o normal, pois o seu coração deve trabalhar mais para suprir o oxigênio ao seu corpo. A fadiga, a falta de ar, a pele pálida, a perda de peso, podem ser os sintomas da anemia, mas não são muito específicos.

A gastrite não causa emagrecimento. O problema é que as pessoas passam a comer regularmente, e substâncias menos calóricas, mas não devem passar fome – pelo contrário, é para comer mais vezes, mas se alimentar corretamente. E por isso tem pessoas que emagrecem. Dependendo da medicação, você pode se adaptar ou não.