Qual a doença que é confundida com gravidez?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal.

Também chamada de “pseudociese”, a gravidez psicológica é um distúrbio psicológico. Nesta síndrome clínica rara, uma mulher não grávida e não psicótica acredita estar grávida e assim apresenta sinais e sintomas de gravidez. Trata-se de uma condição bastante rara e diretamente ligada à saúde mental.

Para fazer o diagnóstico, após as queixas da paciente na consulta, o médico vai pedir alguns exames confirmatórios, como testes sanguíneos, ultrassonografia transvaginal e, em alguns casos, até uma ressonância magnética ou tomografia.

Gravidez ovariana
Acontece quando a implantação do embrião ocorre no ovário e pode se confundir com um cisto.

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

É normal sentir a barriga pulsando, principalmente quando se está deitada. No entanto, apesar de ser apenas os batimentos cardíacos que são sentidos através da artéria aorta, pode indicar também um aneurisma nessa mesma artéria.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

No entanto, em casos raros, é possível obter um falso positivo devido a: uma gravidez recente (por exemplo, após aborto espontâneo, parto recente ou interrupção) alguns raros cistos ovarianos. certos medicamentos contendo o hormônio hCG, como alguns tratamentos de fertilidade.

4O ideal é realizar o teste de gravidez após 13 a 15 dias da ovulação e, mesmo assim, o resultado pode ser bem fraco. 5Na dúvida, recomendamos esperar pelo atraso menstrual, de forma a evitar um falso negativo frustrante.

A condição, que também é chamada pelos médicos de pseudociese, é considerada rara e sem razões biológicas, na maioria das vezes. “É um distúrbio psicológico em que as mulheres não grávidas têm uma convicção ou crença de que estão gestantes. Elas passam a desenvolver sintomas físicos clássicos de uma gestação.

Algumas pessoas acometidas não apresentam quaisquer sintomas, porém outras relatam dor ao evacuar; cólicas abdominais; diarreia; constipação; inchaço e sangramento retal.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

No entanto, se desenvolver algum, você provavelmente notará os sinais de gravidez ectópica entre a 4a e a 12a semanas de gravidez. Tenha em mente que, como dito anteriormente, essa condição é rara e seu médico será a pessoa mais apropriada para fazer o diagnóstico correto.