Qual a doença que dificulta o aprendizado?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Segundo a Dra Maristela, os problemas neurológicos mais comuns entre crianças e adolescentes na escola são: dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), déficit de processamento auditivo (DPA) e as chamadas discalculias – que interferem na capacidade de calcular e no raciocínio lógico da criança.

A dificuldade na escola pode estar relacionada a ansiedade, depressão, eventos estressantes, traumas emocionais e outras condições que afetam a concentração e tornam o aprendizado um desafio. Além disso, o TDAH e o autismo podem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem.

Ela possui três graus de severidade: dislexia leve, moderada e severa. Assim, cada um determina o nível de dificuldade que o disléxico possui com a escrita e a leitura.

Os dois são transtornos de desenvolvimento e são confundidos com frequência. Para deixar claro: o TDAH afeta habilidades de atenção do indivíduo e a dislexia está ligada especificamente às habilidades de linguagem e escrita. Ambos, quando não diagnosticados na infância, podem trazer dificuldades na idade adulta.

Os transtornos de aprendizagem se manifestam por déficits de concentração e atenção, somados a problemas no desenvolvimento da linguagem ou no processamento de informações visual e auditiva. Na escola, professores podem identificar os alunos com algum déficit de aprendizado e ajudá-los a potencializar suas habilidades.

Para identificar os transtornos de aprendizagem é preciso que o paciente seja submetido a uma avaliação multidisciplinar (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e outros).

Os tratamentos sugeridos podem ser por meio de:

  1. Intervenção psicopedagógica;
  2. Intervenção fonoaudiológica;
  3. Programas educativos especiais;
  4. Medicamentos (para casos mais acentuados).

Nesse caso, os transtornos de aprendizagem podem ser identificados pela escola, pois estão ligados ao lado psicopedagógico do aluno. Dificuldades em habilidades com escrita e leitura, bem como a falta de absorção de conteúdos, estão entre os sinais nos quais a gestão escolar e pedagógica precisa estar atenta.

– Déficit de atenção –

  1. Desatenção a detalhes e erros;
  2. Dificuldade em sustentar atenção; parece não ouvir;
  3. Dificuldade com instruções, regras e prazos;
  4. Desorganização;
  5. Evita/reluta tarefas de esforço mental;
  6. Perde, esquece objetos;
  7. Alta distração;
  8. Não automatiza tarefas do cotidiano.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Os questionários são apenas um ponto de partida para levantamento de alguns possíveis sintomas primários do TDAH. O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

TDAH não é dificuldade de aprendizagem
Em uma síntese, o TDAH é um transtorno que envolve sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. No entanto, ele não tem a ver com falta de inteligência. Até pelo contrário: muitas crianças que têm o transtorno costumam possuir excelentes habilidades.

A dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem pode ser detectada a partir do quinto ano de vida da pessoa. E em alguns casos é necessário acompanhamento de um profissional. Normalmente, o estudante apresenta sintomas relacionados a problemas de atenção, ansiedade ou até mesmo inquietação.

Sinais de dificuldade de aprendizagem

  1. Você tem dificuldade de concentração. ...
  2. Você leva tempo para fazer cálculos. ...
  3. Você lê com muita dificuldade. ...
  4. Você demora para escrever com coerência. ...
  5. Você não se lembra das coisas com facilidade. ...
  6. Você apresenta dificuldades motoras.

A dislexia é o distúrbio de aprendizagem mais comum em crianças e persiste por toda vida. A gravidade varia de leve a grave. Quanto mais cedo for tratada, mais favorável será o resultado do tratamento. No entanto, nunca é tarde demais para pessoas com dislexia aprenderem a melhorar suas habilidades linguísticas.

Necessidade de reler várias vezes o mesmo texto para o compreender; Dificuldade na escrita, com erros de trocas de letras e esquecimento ou confusão em relação à pontuação e gramática; Confundir instruções ou números de telefone, por exemplo; Dificuldade no planejamento, organização e manejo do tempo ou tarefas.

Dislexia Visual ou Diseidética
Confundem letras e palavras parecidas, revertendo-as por vezes – por exemplo: /b/ por /d/ ou /apartar/ por /apertar/. A escrita tende a ser inconstante, apresentando letras de tamanhos diferentes, omissões, rotações, inversões, sendo as emendas e as rasuras frequentes.

Em geral, os primeiros sinais do TDAH são notados na escola, quando a criança tem dificuldade para se concentrar, conversa muito com os colegas, não consegue ficar sentada na carteira por muito tempo e precisa se levantar com frequência.

Emoções – os portadores de TDAH demonstram excitação e alegria diante de estímulos positivos, raiva e frustração diante de estímulos negativos, e também raiva. Quem tem depressão é indiferente e inexpressivo, seja a situação boa ou ruim.

Ele se manifesta em uma área definida do conhecimento causando déficit. Ou seja, o adolescente apresenta uma parada brusca em sua capacidade de aprender em área específica, mas continua desenvolvendo normalmente em outras como se nada houvesse acontecido.

Você pode verificar se o seu filho sempre tem problemas para concluir a lição de casa. Isso pode acontecer por dois motivos: ele pode ter dificuldades para acompanhar a matéria ensinada na sala de aula e, por isso, não absorver o conteúdo e/ou ter problemas para se concentrar em casa na hora da lição.