Qual a doença que causa febre eruptiva parecida com sarampo?

Perguntado por: amata . Última atualização: 16 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

escarlatina | n. f. | adj. f. Doença infecciosa que causa febre eruptiva caracterizada por manchas vermelhas no corpo. ... vulcânico | adj.

IMPORTANTE: A grande diferença entre a Roséola e outras doenças exantemáticas infantis, como o Sarampo e a Rubéola, é que, na Roséola, durante o período de FEBRE, não há manchas vermelhas pelo corpo (as manchas aparecem só após a febre abaixar).

Assim como o sarampo e a catapora, a rubéola também é uma doença viral, no entanto, mais leve que o sarampo e passa despercebida frequentemente. Também é caracterizada por manchas vermelhas na pele e febre. A doença é transmitida pela via respiratória e o período de incubação é de 2 a 3 semanas.

O exantema da roséola inicia-se no pescoço e no tronco e depois espalha-se para membros e face. As lesões são habitualmente compostas por múltiplas pequenas manchas avermelhadas, de 0,5 centímetros, que podem ser planas ou com discreto relevo.

Sintomas da roséola infantil
Uma febre de 39,5 °C a 40,5 °C começa bruscamente e dura de três a cinco dias. Entre 5% e 15% das crianças apresentam convulsões como resultado da febre elevada, sobretudo se esta começar e aumentar rapidamente. Não obstante a febre alta, a criança permanece normalmente alerta e ativa.

Sintomas do sarampo

  • Febre alta, acima dos 39 oC.
  • Tosse seca.
  • Conjuntivite (olhos avermelhados, sem pus)
  • Fotofobia (aumento da sensibilidade dos olhos à luz)
  • Coriza (nariz escorrendo)
  • Irritabilidade em bebês e crianças pequenas.
  • Perda do apetite.

É uma doença febril multissistêmica causada por cepas de Staphylococcus aureus produtores de toxina, os quais podem estar relacionados à infeção ou apenas colonização de locais como nasofaringe, ossos, reto e feridas. Esta síndrome caracteriza-se por febre alta, rash, hipotensão e envolvimento de 3 ou mais órgãos.

A rubéola é uma moléstia infectocontagiosa caracterizada por manchas vermelhas – denominadas exantemas –, que surgem inicialmente no rosto e atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo.

Uma infecção por roséola é confirmada pela típica erupção cutânea ou, em alguns casos, por um exame de sangue para verificar a existência de anticorpos (proteínas imunitárias que combatem a infecção) contra roséola.

Roséola (ou exantema súbito) é uma doença viral contagiosa que causa febre alta e erupções na pele (manchas rosas). Ela é provocada pelo herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) – que, em geral, infecta crianças nos primeiros anos de vida e se propaga facilmente (tosse, espirro, saliva e superfícies contaminadas).

A Roséola é contagiosa? Sim, pode ser transmitida pelo contato com outras crianças infectadas. O período de incubação (contato com uma criança infectada e aparecimento dos sintomas) pode variar de 1 a 2 semanas. Acredita-se que o período de maior contágio é o período febril, quando normalmente não há diagnóstico.

As manchas de Koplik são classicamente descritas como pontos vermelhos brilhantes com centro branco ou branco-azulado que podem se assemelhar a grãos de areia. Podem se localizar em qualquer parte da boca, muitas vezes precedem o exantema generalizado e são patognomônicas do sarampo.

A transmissão ocorre por meio de contato com secreções nasofaríngeas de pessoas infec- tadas e o vírus é disseminado por gotículas ou pelo contato direto com pessoas infectadas.

Quais os principais sintomas do sarampo e como é feito o diagnóstico? Após o período de incubação, o paciente pode desenvolver febre, tosse, conjuntivite não purulenta (olho vermelho), fotofobia (incapacidade de olhar para luz) e coriza (nariz escorrendo).

Eritema infeccioso: conheça a doença confundida com a dengue e o sarampo. Ele se confude com a dengue e, às vezes, com o sarampo. Estamos falando do eritema infeccioso (parvovirose B 19), doença que caracteriza-se pela presença de manchas vermelhas no corpo e a cada dia vem fazendo mais vítimas.

O Sinal de Forchheimer corresponde a máculas eritematosas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. As principais doenças que geram esse tipo de alteração são: faringite estreptocócica; escarlatina e rubéola.

Não há um tratamento específico contra o vírus causador da roséola. Por isso, tratam-se os sintomas da doença, como a febre e a dor de garganta.

Sintomas de rubéola
Pode haver algum grau de coceira, mas bem mais leve do que na catapora. A rubéola também pode causar febre baixa de até 38 graus, além de dores e inchaço nas articulações.