Qual a doença que ataca os nervos?

Perguntado por: vcorte3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).

Nos casos de inflamação nos nervos, a terapia imunossupressora, à base de corticoide e imunoglobulina, pode reverter completamente o quadro e praticamente promover a cura do paciente.

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).

O profissional especializado em neurologia é aquele responsável por diagnosticar e tratar problemas do nosso sistema nervoso e neuromusculares.
...
Listamos as principais condições tratadas por médicos neurologistas:

  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios de sono e movimento;
  • Demências;
  • Tumores;
  • Crises convulsivas e epilepsia, etc.

A crise nervosa deriva-se de um estado emocional alterado, um descontrole emocional não necessariamente patológico. Todavia, é um termo genérico que pode acontecer a um indivíduo que esteja passando por momentos difíceis em sua vida ou com grande ansiedade por questões pessoais, familiares e profissionais.

A Eletroneuromiografia (ENMG) é o exame que estuda o nervo desde a saída da medula ou cérebro e todo seu caminho até chegar aos músculos.

A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.

A neuropatia periférica pode causar danos permanentes aos nervos, sendo muitas vezes um problema incapacitante e até mesmo fatal.

O neurologista pode fazer uso de vários exames neurológicos para diagnosticar uma doença, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.

Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Diante da análise dos sintomas e exames, o neurologista pode diagnosticar as seguintes patologias que afetam o sistema nervoso:

  • Depressão.
  • Doença de Parkinson;
  • Doença de Alzheimer;
  • Meningite;
  • Enxaqueca/Cefaleia;
  • Esclerose múltipla;
  • AVC;
  • Epilepsia.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica provocada a partir de uma lesão parcial ou abrangente do sistema nervoso. Situações de estresse ou baixa imunidade tendem a intensificar os sintomas, já que o cérebro recebe estímulos inflamatórios que contribuem para a piora do quadro.

Possíveis causas
É mais comum de ocorrer devido a alcoolismo, deficiência de vitaminas e neuropatia diabética, por exemplo, mas também pode surgir após acidentes e cirurgias, devido à lesão de nervos na parte do corpo afetada.

Dor nas costas, que piora com o tempo, não está associada a nenhuma atividade física e piora quando você se deita. Fraqueza muscular ou dormência nos braços e nas pernas que piora com o tempo. Perda generalizada de sensações, dormência e formigamento. Perda de sensibilidade em certas áreas do corpo.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B ajudam a fortalecer o sistema nervoso. Além do fornecimento de mais energia para o organismo, as oito vitaminas do complexo B também são conhecidas pelos benefícios que entregam à saúde mental.