Qual a doença que afeta a coordenação motora?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Chamamos de ataxia um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e também pela falta de equilíbrio. O comprometimento de movimentos se deve ao fato de o cerebelo, parte do encéfalo responsável pela coordenação motora, ser o principal afetado pela doença.

Quais os sintomas?

  • Falta de coordenação nos membros e tronco.
  • Tarefas diárias feitas de forma desajeitada.
  • Instabilidade para andar.
  • Alterações na fala, com volume desajustado e fala arrastada.
  • Movimentos anormais com os olhos.
  • Marcha com base alargada.

O neurologista trata de doenças neurológicas que acometem o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos, causando prejuízos para a coordenação motora, força muscular, movimentos e sensibilidade do corpo ou cursando com perda da consciência, crises convulsivas, cefaléias, entre outros sintomas.

A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.

A coordenação motora deve ser trabalhada de forma crescente
Vários exercícios físicos podem ser bastante importantes para o desenvolvimento das habilidades motoras, mas eles devem ser treinados de forma gradual para acompanhar a evolução do condicionamento físico do praticante.

A Dispraxia, ou Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), é um problema comum que ocorre na coordenação motora fina e grossa em crianças e adultos. Dificuldades de coordenação afetam a participação e o funcionamento das habilidades da vida diária na educação e no trabalho.

Atraso no desenvolvimento de habilidades motoras grossas e finas; Demora mais para aprender novas habilidades motoras; Tem dificuldade para fazer atividades que requerem o uso coordenado dos dois lados do corpo (ex.: recortar com tesoura, escrever, cortar comida usando garfo e faca, agarrar bola e andar de bicicleta);

A resposta é sim. O TDAH afeta o desenvolvimento psicomotor da criança, sobretudo as seguintes áreas: o Equilíbrio, a Noção Espaço-temporal e o Esquema Corporal. Nesses casos de comorbidades no TDAH, o terapeuta procura trabalhar todos os métodos para diminuir os déficits que são observados nos pequenos.

Os transtornos motores correspondem a um dos tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, que de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria, são um grupo de condições que têm início no período de desenvolvimento infantil.

A desordem motora se expressa de várias formas. Algumas crianças apresentam-na em todas as habilidades motoras, e até mesmo a fala não é clara nem fluente. Outras a apresentam de forma mais específica, por exemplo, em atividades que exigem destreza manual: escrever, cortar com tesoura, ou usar garfo e faca.

A ataxia pode ser causada por problemas em muitas partes do Sistema Nervoso, e é durante a consulta neurológica que, ao realizar o exame neurológico, a Neurologista utilizará pistas para descobrir a origem da ataxia.

Quais as causas da ataxia? Inúmeras condições médicas podem fazer com que a ataxia seja desenvolvida pelos pacientes. Essas doenças podem ser, por exemplo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a esclerose múltipla, o trauma craniano, a deficiência de vitaminas, a sífilis e os tumores cerebrais.

As crianças com ataxia motora costumam recusar-se a andar. A presença de dissinergia (desagregação dos movimentos em partes), dismetria (movimentos finos inacessíveis) ou disdiadococinesia (movimentos rápidos desajeitados) pode indicar uma lesão cerebelar lateral.

Como diagnosticar
O diagnóstico da dispraxia em crianças ocorre, geralmente, entre os 3 e 5 anos de idade. Ele é feito por um pediatra, por meio da avaliação do comportamento da criança e de relatos de seus pais e cuidadores.

A coordenação motora fina é a capacidade de fazer movimentos mais delicados, com músculos menores, das mãos e dos pés. Dessa forma, o movimento de pinça, em que usamos os dedos indicador e polegar para segurar um objeto pequeno, é uma das primeiras manifestações da motricidade fina.

Como desenvolver a coordenação motora fina em crianças?

  1. Desenhar e colorir. Estimular o gosto pelo desenho e pela pintura é uma excelente forma de treinar a coordenação motora fina. ...
  2. Fazer origamis. ...
  3. Brincar de pegar vareta. ...
  4. Cortar e colar. ...
  5. Cozinhar. ...
  6. Modelar massinha.

A fraqueza nas pernas pode estar ligada a causas comuns, como exercícios físicos intensos ou falta de alongamento. Por outro lado, essa fraqueza também pode estar ligada a questões mais graves, como doenças neurodegenerativas e musculares.

“Nada mais é do que uma resposta do cérebro a uma postura inadequada, como sentar-se sobre as pernas, deitar-se sobre os braços, ou mesmo permanecer na mesma posição durante muito tempo”, explica o neurologista Santino Lacanna, pesquisador da Unifesp.

Além da coordenação

  • Amarelinha A amarelinha é uma excelente brincadeira para treinar a coordenação motora grossa, bem como o equilíbrio. Isso porque é preciso pular em um pé só. ...
  • Pular corda. ...
  • Movimentos dos animais. ...
  • Corrida de obstáculos. ...
  • Jogo das 5 marias. ...
  • Vai e vem.