Qual a doença que a mucura transmite?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Por meio da urina pode transmitir doenças como a leptospirose e por meio das fezes transmitem verminoses. Caso mordam podem transmitir a raiva. É importante desinfetar os locais onde o gambá tenha passado com água, sabão e álcool.

Gambá por exemplo, deriva da língua Tupi-guarani, "gã'ba" ou “guaambá”, que significa “mama oca” ou “seio oco”, referindo-se ao marsúpio, bolsa onde carregam os filhotes no período de desenvolvimento. Outros nomes populares do gambá no Brasil: Mucura, Cassaco, Timbú, Sarigué, Saruê, Raposa, Taibu, Micurê, entre outros.

Não são considerados animais perigosos, porém, quando se sentem ameaçados podem rosnar, emitir um odor ou usar a técnica de tanatose (se fingir de morto).

Por meio da urina pode transmitir doenças como a leptospirose e por meio das fezes transmitem verminoses. Caso mordam podem transmitir a raiva. É importante desinfetar os locais onde o gambá tenha passado com água, sabão e álcool.

A mucura, também conhecida em parte do país como gambá, é lembrada pelo líquido mal cheiroso produzido por suas glândulas axilares usado como arma de defesa. Se alimenta de roedores, aves de pequeno porte, rãs, lagartos, insetos e frutos.

O importante é afastar animais de estimação para que não ataquem o gambá. É só deixar que siga o rumo dele, o que provavelmente vai ocorrer durante a noite. Se for necessário, é só ligar para o Setor de Fauna do IAT”, explica.

Geralmente, um gambá pode entrar numa residência em busca de algum alimento, proveniente de um lixo mal acondicionado ou sobras de ração nos comedouros de cães e gatos. Outra razão é a procura de um local tranquilo e considerado seguro, para fazer um ninho, como os forros das residências.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris): também conhecido como mucura, sariguê, saruê, timbú ou raposinha, esse gambá pode ser observado por todo território nacional, principalmente no Pantanal, Caatinga e Cerrado.

Já as pessoas que são chamadas de mucura, variam de tamanho, tem o corpo geralmente troncho, incluindo a cara, que parece mais é o cão chupando o caroço da pupunha.

Em casos de aparecimentos de gambás e semelhantes, a recomendação é nunca tocar no animal para que ele não se sinta ameaçado e também não atacá-lo.

Esses animais não são nocivos e atuam no controle ecológico de pragas, como baratas, escorpiões e carrapatos. O supervisor da Guarda lembra que maltratar animais é crime e quem for flagrado praticando o ato pode ser preso.

O gambá pode ser domesticado sim! O gambá é um animal com 40 a 50 centímetros de comprimento, sem contar com a cauda que chega a medir 40 cm, com um corpo parecido com o rato.

O médico veterinário explicou que o primeiro sinal da doença é a própria bambeira: "é como se ele estivesse bêbado, ele não firma bem o passo". Outros índicios são quando o cavalo tem dificuldade de se levantar, ou quando tem dificuldade de deglutição. A doença compromete a coordenação motora.

Podem ocorrer diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse; mais raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos e sufusão conjuntival.

Qualquer pessoa que for mordida por um gambá, raposa, coiote ou morcego precisa procurar um serviço médico imediatamente, mesmo se a ferida for pequena ou não pareça estar infectada. Por se tratar de animais silvestres, não tem como ter a certeza de que o animal não está infectado.

Continuar lendo O que a mucura come?