Qual a doença mais grave dos olhos?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

O glaucoma é uma doença que ocorre quando a pressão intraocular provoca lesões no nervo óptico, o que causa danos consideráveis à visão do portador. Vale ressaltar que se o glaucoma não for tratado, pode causar cegueira irreversível por perda progressiva do campo visual.

Existem doenças severas que podem atingir a retina e comprometer parcialmente ou totalmente a visão. Essas patologias infecciosas são a toxoplasmose, toxocaríase, doenças de Lyme, aids e herpes. A qualquer sinal de contração dessas doenças, consulte imediatamente um médico oftalmologista da sua confiança.

Agora, você já conhece as 12 principais doenças dos olhos: ambliopia (olho preguiçoso), astigmatismo, catarata, conjuntivite, daltonismo, deslocamento da retina, DMRI, estrabismo, glaucoma, hipermetropia, miopia e retinopatia diabética.

Um dos principais sinais do glaucoma é a perda da visão periférica. Esta perda pode começar de forma sutil e até mesmo imperceptível, só em casos quando a perda é moderada ou severa que o paciente consegue notar no início.

O glaucoma é uma das doenças oculares que mais causam cegueira irreversível, considerada uma doença silenciosa, a maioria dos casos são diagnosticados em estágio avançado, conforme a doença progride a visão fica restringida e a pessoa não consegue enxergar a partir do ponto central dos olhos.

Dores de cabeça, visão turva, sensação de cansaço, coceira e ardência nos olhos, são apenas algumas das manifestações oculares dos quadros de estresse elevado.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença degenerativa e progressiva que acomete a área central da retina (mácula), na qual as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco para a DMRI é o aumento da idade.

Todas as pessoas que passam por perda súbita da visão devem procurar um oftalmologista (médico especializado na avaliação e tratamento—cirúrgico e não cirúrgico—de doenças oculares) ou procurar imediatamente um pronto-socorro.

Deficiência visual: conheça os sintomas

  • Visão embaçada.
  • Perda do campo de visão (deixar de ver em algum dos cantos do olho ou sentir que há uma parte “preta” ou embaçada na sua visão)
  • Distorção das formas.
  • Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

As principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.

Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

Os 5 mais comuns sintomas de inflamação no olho

  1. 1 – Dores e incômodos. Os olhos se encontram em uma parte do corpo com diversas terminações nervosas, além de estruturas sensíveis. ...
  2. 2 – Vermelhidão. ...
  3. 3 – Sensação de cisco nos olhos. ...
  4. 4 – Sensibilidade à luz (fotofobia) ...
  5. 5 – Coceira.

Nossos olhos podem ficar inflamados por diversas causas, isso porque esse órgão é extremamente sensível e pode entrar em contato com agentes tóxicos, vírus e bactérias facilmente. A conjuntivite, por exemplo, é uma das inflamações nos olhos que mais acometem os pacientes e é provocada por esses elementos.

A visão que já foi perdida por Glaucoma não pode ser recuperada, devido ao dano no nervo óptico. Porém ,quando diagnosticado a tempo, é possível controlá-lo para que a doença não avance.