Qual a doença mais grave do sistema muscular?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A miastenia grave é uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular.

No caso da miastenia gravis, o corpo produz anticorpos que provocam uma alteração na comunicação entre o sistema nervoso e o músculo. Como consequência, a pessoa apresenta uma fraqueza muscular que tende a melhorar com o descanso, mas piora ao longo do dia ou após esforços físicos.

Doenças que desafiam a Medicina e são consideradas incuráveis: esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, psoríase, vitiligo, epilepsia, Mal de Parkinson, Alzheimer, alergias, bronquite asmática, Chron, endometriose, tpm, glaucoma, taquicardia, insuficiência renal, esquizofrenia, anorexia, bipolaridade e ...

Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, e entre estas, o lúpus é considerado uma das mais graves. De acordo com estimativas, há cerca de 65 mil pessoas com a patologia no Brasil, a maioria delas mulheres.

A predisposição para esse fenômeno autoimune pode ser de caráter hereditário. Aproximadamente 65% das pessoas que têm miastenia grave têm um timo maior e aproximadamente 10% tem um tumor do timo (timoma). Aproximadamente metade desses timomas são cancerosos (malignos).

É a acetilcolina captada na junção neuromuscular que estimula a contração muscular. A miastenia gravis é uma doença que ocorre quando, por motivos ainda desconhecidos, o sistema imunológico começa a produzir anticorpos contra os receptores de acetilcolina presentes nos músculos.

A Miastenia Gravis não é fatal, mas pode representar grave risco quando atinge os músculos da respiração e da deglutição, caso o paciente não tenha o socorro apropriado.

O Ministério da Saúde decidiu incorporar o exame de dosagem de anticorpo antirreceptor de acetilcolina, hormônio que realiza a comunicação entre os neurônios, para diagnóstico de miastenia gravis. A doença provoca fraqueza em músculos específicos, como braços, pernas, rosto, e tórax, ou de forma generalizada.

O efeito costuma vir também dentro de uma semana, e dura por tempo parecido com o da imunoglobulina. Esses tratamentos exigem internação hospitalar ou, pelo menos, o uso de hospital dia.

Em linhas gerais, casos de Miastenia Gravis podem ser tratados de duas maneiras diferentes, por meio de medicamentos ou cirurgias. O tratamento pode ser complexo e idealmente deve ser realizado com um neurologista especialista em miastenia.

Os portadores de miastenia têm garantido os mesmos direitos trabalhistas que as pessoas com deficiência.

O principal sintoma da miastenia gravis é uma fraqueza muscular que piora ao longo do dia. Os músculos mais comumente afetadas são o olho, face e garganta. As pessoas com miastenia gravis podem notar que suas pálpebras ficam caídas, desenvolvam visão turva ou dupla e dificuldades para mastigar, falar ou engolir.

A miastenia gravis é uma doença crônica que pode causar dificuldades para mastigar e engolir. Manter uma alimentação saudável e balanceada é uma das maneiras de prevenir complicações, além de ser uma forma de ajudar a combater os efeitos colaterais causados pelos medicamentos usados no tratamento.

Problemas no coração, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes e câncer de pulmão estão entre as 10 doenças que mais matam no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Liderando a lista de enfermidades mortais, está a isquemia do miocárdio.

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

Esclerose Múltipla
Assim, as funções do sistema nervoso central ficam comprometidas.

Esclerose Múltipla
Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. A doença é causada quando anticorpos atacam a bainha de mielina, os responsáveis por levar o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano.

Fraqueza dos músculos das mãos e/ou dos braços, dificultando tarefas simples como se pentear, se barbear ou escrever; Fraqueza dos músculos respiratórios, podendo evoluir até necessitar de assistência respiratória.