Qual a doença mais grave do pulmão?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Você pode viver 10 ou 20 anos com DPOC? O tempo exato de vida com a DPOC depende da sua idade, saúde e sintomas. Especialmente se sua DPOC for diagnosticada precocemente, se você tiver DPOC em estágio leve e sua doença for bem controlada e controlada, você pode viver por 10 ou até 20 anos após o diagnóstico.

É uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil.

  • Apneia obstrutiva do sono. É a doença respiratória mais frequente. ...
  • Asma. É mais comum na infância. ...
  • Doenças intersticiais. Os dados no Brasil são escassos. ...
  • Tuberculose. ...
  • Câncer de pulmão. ...
  • Pneumonias. ...
  • Embolia pulmonar.

A cirurgia de pulmão é utilizada com frequência em pacientes diagnosticados com câncer de pulmão de não pequenas células, em estágio inicial.

Os sintomas mais comuns do enfisema pulmonar são:

  • Falta de ar progressiva, geralmente associada ao esforço.
  • Tosse (na maioria das vezes, com fluido ou muco nas vias aéreas)
  • Chiados no peito.
  • Dor de cabeça (no caso de pessoas com hipoxemia, que têm baixa oxigenação do sangue)
  • Infecções respiratórias de repetição.

Porém, mesmo com todas as conquistas da ciência, algumas enfermidades permanecem sem cura conhecida, como acontece com o lúpus, o Alzheimer e a fibromialgia. Nesses casos, existem tratamentos qualificados e prolongados que podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.

Conhecida pela sigla LAM, a linfangioleiomiomatose pulmonar é uma enfermidade rara, que pode ser progressiva e degenerativa. Ela se caracteriza pela presença de células musculares nos pulmões, uma ocorrência atípica e que causa o aparecimento de cistos por todo o órgão.

Falta de ar, dor para respirar e emagrecimento, associados a tosse persistente, devem ser observados.

Falta de ar, chiado no peito ou rouquidão. Dor no peito que não passa e piora quando a pessoa respira fundo, tosse ou dá risada. Dor no braço ou no ombro. Tossir sangue ou catarro com cor de ferrugem.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

O pneumologista do Hospital Moinhos de Vento Enio do Valle explica que qualquer pessoa pode viver perfeitamente com apenas um pulmão.

Qual a expectativa de vida do paciente diagnosticado com enfisema pulmonar? Após o diagnóstico, a expectativa de vida do paciente varia bastante de acordo com a gravidade do acometimento. A maioria das pessoas vive mais de 10 anos, entretanto nos casos graves a expectativa pode ser menor que 5 anos.

A obstrução à passagem do ar na DPOC se deve à redução do calibre dos brônquios e bronquíolos e ao enfisema. No enfisema, os pulmões perdem a elasticidade, e como um balão grande, mas murcho, levam ao esvaziamento mais lento dos pulmões.

A DPOC é considerada uma complicação grave e perigosa, porque prejudica a respiração, diminui o nível de oxigênio no sangue e envia substâncias inflamatórias do pulmão para o restante do corpo. Isso pode aumentar a chance de ter problemas no coração como infarto ou até mesmo um AVC.

O diagnóstico da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é feito pelo clínico geral ou pneumologista, com base na história clínica e exame físico do paciente, além disso também podem ser pedidos alguns exames como o de espirometria, que mede quão bem os pulmões estão trabalhando.

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.

Veja quais são essas doenças e o que mais pode favorecer seu surgimento.

  1. Asma. A asma é uma doença crônica que atinge todas as faixas etárias, embora tenha maior acometimento em crianças. ...
  2. Bronquite crônica. ...
  3. Pneumonia. ...
  4. Rinite alérgica. ...
  5. Sinusite. ...
  6. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Mas, apesar de não ser rara, é uma condição altamente grave e que reduz a qualidade de vida do portador ao longo do tempo. A patologia crônica costuma apresentar tosse no início e, sem o devido tratamento, vai agravando seus sintomas, podendo impactar a funcionalidade do pulmão.