Qual a doença de Daniel Scola?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Um velho conhecido dos ouvintes da rádio, na verdade: o jornalista Daniel Scola, que participou do programa comandado por Kelly Matos e Mariana Ceccon e falou sobre a luta contra o câncer no cerebelo descoberto em 2021 e o processo de recuperação da doença.

Otávio Piltcher, pediu uma ressonância da cabeça, para tirar todas as dúvidas. Na ressonância, apareceu o tumor, bem no meio do cerebelo, órgão que fica logo abaixo do cérebro. O Dr. Otávio ligou no mesmo dia para dar a notícia ruim, alertado pelos médicos que fizeram o laudo.

43 anos

Daniel Scola tem 43 anos e é jornalista desde 1998.

Recentemente, a jornalista Susana Naspolini foi diagnosticada com um câncer na bacia, que havia se espalhado para a medula óssea e outros órgãos. Já era o sexto tratamento contra a doença.

Cantor anunciou que havia se curado em janeiro; ele foi diagnosticado com um câncer inguinal na região da virilha em outubro do ano passado.

Após mais de um ano afastado das funções no Grupo RBS, o jornalista Daniel Scola retornou para a redação integrada de GZH e Zero Hora na última terça-feira, 6.

Desde maio, quando foi anunciada, a doença de Rezende tem comovido fãs. Famoso pelo bordão "corta pra mim", ele foi internado em uma segunda-feira (8) e, durante toda a semana, a emissora manteve em sigilo as causas do atendimento hospitalar.

Brasil

Ele deixa a atração após nove anos, para se dedicar à reportagem na emissora e coluna em GZH, com foco em obras de mobilidade. No ar há 44 anos, o 'Gaúcha Hoje' apresenta as principais notícias do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Um dos primeiros registros de câncer existentes é um papiro egípcio do século 7 a.C. O documento, traduzido em 1930, contém os ensinamentos do grande médico Imhotep: são relatos de enfermidades que assolavam a população, entre as quais “massas salientes no peito (...) que se espalham”.

Cientistas encontraram evidências de câncer há mais de um milhão de anos. Um tumor encontrado no osso do pé de um antigo sul-africano foi datado de pelo menos 1,7 milhão de anos atrás.

Tulio Milman é colunista de Zero Hora e participa como comentarista em diversos programas do Grupo RBS, como Jornal do Almoço.

As causas dos tumores cerebrais ainda são desconhecidas. Assim, eles não podem ser evitados. No entanto, pesquisas indicam que os tumores cerebrais aparecem quando genes específicos nos cromossomos de uma célula estão danificados e não funcionam mais corretamente.

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.